Cineteatro Henfil, no Centro, é um dos polos do curso do Pré-Enem Popular - Foto: Clarildo Menezes

Com auditório lotado, o Cinema Público Municipal Henfil recebeu nesta segunda-feira (03/10) os estudantes inscritos no Pré-Vestibular Iara Yavelberg, curso preparatório gratuito para as provas do Enem realizado pela Prefeitura. A aula inaugural contou com o coordenador geral do curso, professor William Campos, que ministrou palestra sobre o tema “Governos militares de 64 a 85”. “Aqui vocês terão liberdade de expressão, mas será cobrada responsabilidade para com os estudos e para com o futuro de vocês mesmos”, adiantou William. Nesta quarta-feira as aulas começarão nos polos (Centro e Inoã) e, além de Campos atuam na coordenação os professores Marcos de Dios, Iracema Miranda e Carolina Farias. Nesta terça-feira (04/10), a turma já participou de uma oficina de redação, ministrada pelo professor Rodrigo Moura, também no Cinema Henfil.

A plateia no Cine Henfil aprovou a aula inaugural e a própria iniciativa. Raquel Pereira Ribeiro, 19 anos, moradora de Inoã, diz que o Pré-Enem veio no momento certo. “Terminei o Ensino Médio e estou desempregada. Um curso pré-vestibular gratuito, e perto de casa, era tudo o que eu precisava”, afirmou. “Vou estudar bastante para passar e cursar a faculdade de Nutrição. Minha família está dando todo o apoio”, acrescentou. Lucas Miranda, 19, morador de São José do Imbassaí, terminou o curso de Técnico em Edificações e quer estudar Arquitetura. “Um cursinho pré-vestibular ajuda muito, ainda mais gratuito”, afirma ele, que é instrutor de Dinâmica em uma firma que trabalha com vídeo-aulas interativas.

Ao todo, 334 alunos se matricularam no curso, e receberão 144 aulas distribuídas da seguinte forma: Oficina de Redação (40 aulas); Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química, 30 aulas); Análise Textual (Português – 12 aulas); Matemática (22 aulas); História e Geografia (todas com 20 aulas). As aulas acontecerão, de segunda a sexta-feira, de 18h às 21h40; aos sábados, das 8h às 17h; e, aos domingos, das 8h às 12h30.

Nos dias 3, 4, 6, 14, 18, 21, 25 e 27 de outubro, as aulas acontecem no Cine Henfil. Nos dias 8 e 15 (sábado), as aulas serão nas escolas. E, nos dias 22 e 29, serão no Cine Henfil novamente, das 8h às 17h. Aos domingos, todas as aulas serão no cinema. A última aula ocorre no dia 4/11, um dia antes das provas do Enem, previstas para os dias 5 e 6 de novembro. As escolas selecionadas são Aniceto Elias (Inoã), Carlos Magno Legentil de Mattos e Joana Benedicta Rangel (Centro). Para facilitar o trânsito de informações, todos os inscritos participam de um grupo em um aplicativo de mensagens na internet como forma de receberem tarefas e tirarem dúvidas sobre as aulas online.

Este conteúdo é protegido.