Imagem do Cinema Municipal onde acontece evento do Ano do centenário do Evangélico
Atividade no Cinema Municipal terá oração de agradecimento e apresentação musical - Foto: Clarildo Menezes

“Delírios de uma inexistente” é o curta-metragem que retoma as atividades do Cineclube Henfil nesta quarta-feira (31/08). Em novo endereço, as exibições agora passam a acontecer no Cinema Municipal Henfil (Centro) a partir das 19h. A obra, assinada por Luiz Gustavo de Souza, foi produzida este ano como requisito para graduação no curso de cinema na Universidade Federal Fluminense, e é completamente feito por realizadores de Maricá. O curta, com pouco mais de dez minutos de duração, tem a participação da atriz maricaense Monik Costa e Silva.

O documentário é um recorte não sentimental da angustiante realidade cotidiana do ponto de vista da juventude. Pouco importa se por acaso, por referência ou por reverência, a narrativa de Luís Gustavo Souza insinua a lembrança de “O balão vermelho”, de 1956, pequena obra-prima do francês Albert Lamorisse.

Por vezes classificada como comédia dramática, ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes, como melhor documentário e, no ano seguinte, um Oscar de melhor roteiro original. Ao contrário de Lamorisse, Luiz Gustavo de Souza confere à música a função de distanciamento entre o cinespectador e a personagem ? alguém que não encontra lugar no mundo à sua volta, reduzindo-se a um nada ou menos que isso. Tal abordagem propicia um olhar crítico sobre o sofrimento da adolescente, enquanto no caso da fita dos anos 1950, a música sublinha a ação como forma de atrair simpatias para o menino e seu balão.

Logo após a exibição do curta, acontecerá um debate com a equipe que produziu o filme, além da discussão sobre o audiovisual na cidade. A entrada é franca e a classificação livre. O Cinema Municipal Henfil fica na Rua Alferes Gomes com Rua Domício da Gama, no Centro.