Imagem da palestra do programa Educação pela Paz
Palestras do programa Educação pela Paz

O sexto workshop do Programa Educação pela Paz, promovido pela Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia foi realizado nesta segunda-feira (29/08) no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro. O tema debatido foi ‘Entendimento’ e, assim como os outros, teve enfoque em palestras internacionais do indiano Prem Rawat, criador do programa através da The Prem Rawat Foundation (TPRF), instituição baseada nos EUA e que traz uma proposta de renovação existencial para os indivíduos e de coexistência pacífica entre as nações. A próxima sessão está marcada para quinta-feira (01/09).

De acordo com a coordenadora dos workshops em Maricá, Raquel Pucello, o programa vem dando bons resultados por onde passa, especialmente em presídios pelo mundo que apresentam estatísticas de baixa reincidência na criminalidade. “O que se trabalha nas palestras é a paz interior individual e a consciência de que o problema não está no mundo, mas nas pessoas”, explica Raquel.

Uma das espectadoras mais assíduas é a escritora Frieda Meyer, de 60 anos. Ela conta que foi conhecer por curiosidade e se encantou pela filosofia divulgada. “A gente só se dá conta do quanto isso é necessário para a vida que se está frente a frente. Para mim foi muito interessante e impactante”, definiu.

As sessões ocorreram durante todo o mês de agosto e têm um total de dez workshops. Além desta quinta-feira, estão previstas outras três nos dias 5, 8 e 12 de setembro no Cinema Público Municipal Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes com Rua Domício da Gama, no Centro.