“Diários de Motocicleta” é o filme desta quarta-feira no Cineclube Maricá

O Cineclube Henfil de Maricá, desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, está de volta ao Centro da cidade. O projeto apresenta nesta quarta-feira (27/01), às 19h, o filme "Diários de Motocicleta", com entrada franca, na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel). A iniciativa municipal, que exibe gratuitamente filmes nacionais e internacionais, foi retomada esse ano na última sexta-feira (22/01) com um festival sobre Charles Chaplin no Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu – que continuará sendo exibido em paralelo com a programação normal no Centro.

Lançado em 2004, “Diários de Motocicleta”, dirigido por Walter Salles, é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de la Serna (Gael García Bernal) e seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). Os dois saíram da Argentina para percorrer o continente numa motocicleta, que acaba quebrando depois de oito meses. Mas eles seguem em frente, arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Che Guevara era um jovem estudante de Medicina e seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Depois de passar por Machu Pichu, chegam a uma colônia de leprosos em San Pablo, no Peru, onde começam a questionar o valor do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma parte da população, deixando muitos em situação precária.

Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes. Uma curiosidade é que a trilha sonora “Al Otro Lado del Rio” foi a primeira canção em espanhol indicada para o Oscar.