Maricá e CRC-RJ promovem Seminário de Contabilidade no Setor Público

A Prefeitura de Maricá, através da Controladoria Geral do município, e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ) promoveram nesta segunda e terça-feira (11/01 e 12/01), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), o Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público.
O evento constou de palestras com temas como “Do Contabilês ao Português: Entendendo a Informação Contábil (Professor Doutor Waldir Jorge Ladeira); e “A Contabilidade na Prática Municipal”, pela contadora Rosangela Dias Marinho.  A tarde do primeiro dia e todo o segundo dia, foram dedicados ao curso “Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis aplicadas ao Setor Público (primeira e segunda partes), apresentado pela contadora Yasmim da Costa Monteiro, pós-graduada em Auditoria e Gestão Tributária e Mestranda em Contabilidade na FAF/UERJ.  As matérias ministradas no curso foram trabalhadas em estudos de casos, exercícios e testes, como forma de apreensão de conteúdo. Ao final, foi entregue certificado de participação com carga horária e chancela do CRC-RJ.

"É um prazer poder trazer o Seminário Itinerante para Maricá. Somos mais de 530 mil contadores no Brasil, 274 mil na Região Sudeste e mais de 57 mil no Estado do Rio, uma representação significativa em relação a muitas outras categorias", enfatizou a presidente do CRC-RJ, Maria Vitoria da Silva. "Queremos trazer a informação atualizada e gratuita e mostrar a importância da função do profissional de Contabilidade para o serviço público e para o país”, disse. O vice-presidente Waldir Ladeira acrescentou que “a proposta do CRC é levar para o interior, através de sua Câmara de Desenvolvimento Profissional, cursos de capacitação continuada para profissionais da categoria que atuam no área pública, informando as novas metodologias e normativas do setor, aplicáveis a vários sistemas de informatização”.

"O seminário traz informações novas e melhoria na qualidade de gestão para o município, que detém um crescimento expressivo na região e no estado”, garantiu o Controlador Geral de Maricá, Joab Santana, que representou o prefeito no evento. "Antes, o trabalho era manual, livros de receita e despesa. Hoje, principalmente no serviço público, o profissional trabalha  noções de inspeção contábil, receitas e despesas públicas, fluxo de caixa, numerário e extranumerário, orçamento estimado e superestimado, patrimônio público, com limites e condições atendidos através de sistemas de computação, de forma mais ágil e completa, mas sempre buscando os mesmos critérios de transparência, fidedignidade, e compreensão para o gestor”, acrescentou Waldir Ladeira.
“A ideia de trabalhar os 92 municípios do estado partiu da atual diretoria do CRC-RJ. Já atendemos dez municípios e Maricá é o primeiro este ano, além de ser a primeira vez que nos recebe. A Câmara de Desenvolvimento Profissional dispõe de 31 cursos no setor público e 20 para a contabilidade empresarial, dependendo apenas de demanda espontânea das prefeituras, para que os cursos sejam aplicados gratuitamente", prosseguiu o vice-presidente, lembrando que o CRC-RJ pede apenas como contrapartida um espaço adequado com recursos audiovisuais (data-show, som, microfone), um coffee-break para os participantes e combustível para os veículos dos palestrantes. "Para agendamento de cursos, basta acessar a relação em nosso site e fazer contato conosco”, completou.
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), foi representado pelo técnico Deoclides Juvino, que divulgou na banca de livros da instituição a versão atualizada da Lei 4.320 (Lei de Responsabilidade Fiscal).  A assessora da Controladoria Geral de Maricá, Sonia Garritano, participantes do seminário, achou muito importante a iniciativa do evento, assim como a contadora Mônica Coutinho. “Maricá precisa estar atualizado com as novas metodologias contábeis, para fazer face ao desafio de seu crescimento diário”, declarou Sonia. “Estou sempre buscando complementar e atualizar os estudos”, completou Mônica.