Novos conselheiros tutelares tomam posse no CEU

O início de uma nova era para o Conselho Tutelar de Maricá. Assim será lembrada a posse dos 12 novos conselheiros, ocorrida no último domingo (10/01) no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. O grupo, eleito em setembro, recebeu os diplomas das mãos do secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor – foi a primeira vez que a pasta organizou e coordenou o processo. Os primeiros plantonistas já estiveram de prontidão na madrugada seguinte.
Durante a solenidade, foram anunciadas novidades como a criação de uma segunda equipe do CT, sediada em Inoã, que vai atender ao 3º e 4º distritos de Maricá. Além disso, uma equipe de assistentes sociais e um corpo jurídico darão suporte às crianças e famílias atendidas pelos conselheiros.
Segundo Castor, a posse dos conselheiros foi um verdadeiro presente para Maricá. “Recebemos essa missão com a autonomia necessária para reestruturar esse órgão e poder dar qualidade ao atendimento. Creio que agora estamos conseguindo isso com essa ampliação para duas equipes e ao oferecer apoio jurídico e social", avaliou. "Nosso próximo passo será lutar para que seja aprovada na Câmara Municipal uma lei própria para a categoria, que dará ainda mais dignidade a esses profissionais”, adiantou Castor, que agradeceu ao apoio recebido pelo Ministério Público Estadual e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mariah Bittencourt. Castor disse ainda que a palavra-chave que vai permear a filosofia de trabalho do CT é responsabilidade. “É isso que todas as crianças que moram ou visitam nossa cidade podem esperar”, frisou.