"Adeus, Lênin!" fecha programação de outubro do Cineclube Henfil

0
734

Finalizando a programação de outubro, centrada na temática da II Guerra Mundial, o Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (28/10), às 19h, o filme “Adeus, Lênin!”. As exibições acontecem na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel. Com entrada franca, o longa é recomendado para maiores de 18 anos. Valiosa contribuição para o cinema, "Adeus Lênin!" trata da temática em torno da queda do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989. O muro, erguido logo após o fim da II Guerra, como parte da polarização nos blocos (União Soviética X Estados Unidos) dividiu por 28 anos a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), esta alinhada a Moscou. Com 121 minutos de duração, o filme traz a visão perfeccionista do diretor Wolfgang Becker.

Produzido em 2003, o longa retrata a história de Christiane Kerner (Katrin Sass), que entra em coma pouco antes da queda do muro. Quando recobra a consciência, oito meses depois, seu médico recomenda que a família seja cautelosa, pois Christiane deve ser poupada de qualquer choque ou surpresa. Para o filho Alex (Daniel Brühl), juntamente com sua irmã Ariane (Maria Simon) e seu colega de trabalho Denis (Florian Luckas), resta recriar um mundo já deixado para trás e esconder dela a reunificação alemã.

Para que a mãe dele não corresse o risco de um choque emocional, Alex recria em um quarto de seu apartamento a extinta Alemanha Oriental, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo na Alemanha.