Quarta-feira com “A Liberdade é Azul” no Cineclube Henfil

Filme mostra uma visão alternativa de liberdade e envolve solidão e falta de envolvimento emocional

Com o cinema francês em cartaz neste mês de julho, o Cineclube Henfil apresenta, na próxima quarta-feira (08/06), o longa “A Liberdade é Azul”. Realizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, as sessões são gratuitas e acontecem na Casa Digital, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, a partir das 19h.

O filme, lançado em 2003, faz parte da “Trilogia das Cores”, do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, e traz à tona perguntas ao lema da Revolução Francesa, de 1789, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Esta primeira película mostra uma visão alternativa de liberdade e envolve solidão e falta de envolvimento emocional. A obra cinematográfica retrata a vida de Julie, uma parisiense casada com um compositor reconhecido internacionalmente. Apesar de ser a responsável por grande parte das composições musicais do marido, Julie não tem o reconhecimento dele. Apesar disto, ela não se incomoda com a situação e não faz questão de ter o nome nas músicas.

Depois de um acidente de carro em que perde o marido e a filha, Julie depara-se com a liberdade. Então, ela decide se desfazer de todos seus bens, mantendo apenas o necessário para viver com conforto. Uma das medidas é a mudança para um apartamento longe de todos os seus conhecidos e de qualquer lembrança sobre o passado.