Cineclube Henfil exibe “Doze homens e uma sentença” nesta quarta

Cineclube Henfil exibe “Doze homens e uma sentença” nesta quarta

O Cineclube Henfil de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, apresenta, nesta quarta-feira (14/01), o clássico americano sobre tribunais “Doze homens e uma sentença”, do diretor Sidney Lumet. A sessão é gratuita e será realizada a partir das 19h, na Casa Digital, no Centro da cidade.

Produzido em 1957, o filme conta a história de 12 jurados, trancados em uma sala isolada do tribunal para a decisão da sentença que definirá o destino de um jovem porto-riquenho acusado de matar o próprio pai. Ao longo dos 93 minutos de duração do longa-metragem, apenas três foram mostrados fora da "Sala do Júri". Com um ritmo de tirar o fôlego, o diretor Sidney Lumet explora a difícil decisão nas mãos de jurados com personalidades contraditórias e expõe o tênue limite entre fazer justiça e condenar um inocente. O filme conta com atuações magistrais de Henry Fonda (o jurado que exerce o direito da dúvida não para livrar o acusado, mas para derrubar a superficialidade da avaliação dos colegas), Martin Balsam, John Fiedler, Lee J. Cobb, E.G. Marshall, dentre outros.

Dentre os prêmios conquistados, “Doze homens e uma sentença” recebeu, em 1957, o Urso de Ouro do Festival de Berlim; venceu, em 1958, a categoria de Melhor Ator Estrangeiro para Henry Fonda pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão" (BAFTA – British Academy of Film and Television Arts); e venceu, em 1960, a categoria de Melhor Filme Americano no Prêmio Bodil na Dinamarca, dentre diversas outras indicações.

Este mês, o projeto municipal exibe ainda "2001 – Uma Odisseia no Espaço", no dia 21/01; e, "Era Uma Vez no Oeste", no dia 28/01.