Jazz, Bossa Nova e MPB na rua em Maricá

Projeto de música na rodoviária do Centro reúne sucessos da Bossa Nova, MPB e instrumental no ritmo do jazz e blues

Shows gratuitos acontecerão todas as quartas-feiras na rodoviária do Centro. Prefeitura oferece outras três iniciativas musicais durante todo ano

Em Maricá, a Prefeitura oferece uma programação variada com shows gratuitos para toda população. Além dos grandes eventos (aniversário da cidade, festa da padroeira, réveillon e Carnaval) com apresentação de nomes consagrados da música nacional, o município possui uma agenda anual com shows de cantores locais nos projetos "Sala Cult", da Secretaria de Cultura, "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá" e "Samba di Buteco" – os dois últimos realizados pelo Turismo. Nesta quarta-feira (23/07), outro projeto musical foi lançado pela Secretaria de Cultura e agradou ao público. Toda semana, sempre às quartas-feiras, na rodoviária de Maricá, a Banda Amigos da Cultura apresentará um repertório com música instrumental, no ritmo do jazz e blues, e sucessos da MPB e Bossa Nova.

Na estreia da iniciativa, a banda, formada por Ronaldo Valentim (voz e violão), Dalva Alves (voz), Paulo Ernani (cajon), Gustavo Gibi (saxofone), Hildo Tambora (percussão) e Pedro Szigethy (violoncelo), apresentou, durante uma hora, um misto de Bossa Nova e MPB, com os sucessos "Wave" (Tom Jobim); "O mundo é um moinho" e "As rosas não falam", de Cartola; "Chega de Saudade" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes); "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho); "Juízo Final" (Clara Nunes); "Vida do Viajante" (Luiz Gonzaga); entre outros.

Nas plataformas da rodoviária, o público, enquanto aguardava para embarcar nos ônibus, acompanhou, cantou e se emocionou com o projeto. "Adoro esse ritmo da Bossa Nova, com as músicas de Tom e Vinícius. A música relaxa e faz esquecer os problemas", afirmou a moradora de Guaratiba, Júlia Cunha, de 58 anos. Morador da cidade há 20 anos, o desenhista gráfico João Araújo, de 77 anos, estava voltando para sua casa, no bairro Manoel Ribeiro, quando escutou os primeiros acordes da Bossa Nova e resolveu acompanhar a apresentação. "Excelente iniciativa da Prefeitura. Na próxima semana, vou chegar mais cedo para ver o show todo", declarou o desenhista.

Novos talentos

Durante a apresentação, o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, citou outra iniciativa para descobrir novos talentos. Todas as quintas-feiras, às 15h, no anfiteatro da Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, acontecem ensaios da banda Amigos da Cultura. "Quem souber cantar ou tocar algum instrumento pode dar uma palhinha no projeto ‘Palco Aberto’. Se agradar, iremos incluí-lo nos projetos musicais da secretaria", destacou Sérgio.

Uma dessas pessoas que se interessam em cantar em eventos da Prefeitura é o motorista de ônibus Raimundo Nonato, de 59 anos. Ele toca violão na banda da igreja e disse que comparecerá no ensaio desta quinta-feira (24). "Sempre gostei de música e essa iniciativa (Palco Aberto) é uma oportunidade de mostrar meu talento", frisou o motorista, que também aprovou o show na rodoviária. "Escutar música de qualidade, como Bossa Nova e MPB, é muito bom. A viagem hoje (quarta-feira), após este show, será muito mais agradável", completou.

Shows o ano todo

Além da música na rodoviária, a Prefeitura possui outros projetos tradicionais de valorização dos cantores locais. Desde julho do ano passado, a Banda Amigos da Cultura apresenta, através do projeto "Sala Cult", um show em homenagem a um grande nome da música nacional e internacional, todas as sextas-feiras, sempre às 19h, no anfiteatro da Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Já a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer realiza o "Samba di Buteco", a cada 15 dias e sempre aos domingos, em praças públicas da cidade. A iniciativa acontece desde maio de 2012 e é comandada pelo cantor e compositor Claudinho Guimarães, acompanhado da banda "Samba di Malandro". Outro projeto da secretaria é o "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá", que também acontece há mais de dois anos, com shows de voz e violão, de quinta-feira a domingo, em praças públicas e demais eventos da Prefeitura.

Serviço:

Música na Rodoviária: quartas, às 17h, com banda Amigos da Cultura. A Rodoviária do Povo de Maricá fica na Avenida Roberto Silveira, no Centro;

Sala Cult: sextas, às 19h, com a Banda Amigos da Cultura. Anfiteatro da Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel (Rua Domicio da Gama, Centro);

Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá: quinta a domingo, a partir das 17h, com cantores locais. Praças públicas e demais eventos da Prefeitura;

Samba di Buteco: domingos, às 16h, com o cantor Claudinho Guimarães e banda Samba di Malandro. Praças públicas;