Missa solene é celebrada por arcebispo de Niterói

Missa em comemoração aos 200 anos de Maricá ocorreu na igreja matriz

Centenas de devotos participaram da missa solene, celebrada hoje (26/05), pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, como parte da programação religiosa pelos 200 anos de emancipação político-administrativa de Maricá. O evento, que iniciou às 8h, na igreja matriz, contou com a presença de autoridades municipais e religiosas, como representantes das três paróquias do município: Nossa Senhora do Amparo, São José (São José do Imbassaí) e Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu). Durante a liturgia, foi lembrado o nome do patrono do dia, São Filipe Néri, presbítero da Igreja Católica.

Durante a Santa Missa, Dom José Francisco exaltou o trabalho abnegado de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. "Do prefeito ao mais humilde servidor, que o Senhor Jesus abençoe a todos. Na última reunião do CNBB (Conselho Nacional de Bispos do Brasil), 2014 foi eleito o Ano da Paz, que irá de novembro próximo a dezembro de 2015. O mundo está cada vez mais violento. Que possamos juntos construir uma sociedade mais justa e fraterna para todos", pediu.

Após a bênção, houve apresentação do grupo "Alegria de Viver", da Casa do Idoso Mais Feliz, regido por Simone Figalo. Para a comemoração, foi apresentado o número "Luar de Maricá", hino oficial da cidade, e canções religiosas. A estudante Lara Sili, de sete anos, do Centro Educacional de Itaipuaçu, conduziu uma pequena imagem de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade, até o altar. "A abertura da homenagem aos 200 anos do município com uma cerimônia religiosa é importante pela evocação da figura de Jesus Cristo",  declarou o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Horta. "É uma grande alegria comemorar a data", completou.

A primeira dama Rosangela Zeidan, acompanhada do secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor, apresentou à comunidade o modelo da imagem de São José de Anchieta, considerado o Apóstolo do Brasil, que será instalada futuramente na cidade. O padre, canonizado recentemente pelo papa Francisco, passou por Maricá, onde realizou um dos milagres relacionados pelo Vaticano, a "Pesca Miraculosa" nas águas da Lagoa de Araçatiba. Em um dos mais belos pontos turísticos de Maricá será inaugurada uma imagem de 10 metros de altura do apóstolo, com peixes em volta e luzes de led, projeto que a prefeitura está finalizando. "Essa imagem nos remete ao seu trabalho e dedicação em prol da educação e da inclusão, assim como o trabalho do governo do prefeito Washington Quaquá, de políticas públicas voltadas para os menos favorecidos", concluiu.