A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, apoiou neste sábado (02/07) a homenagem ao santo protetor dos pescadores, São Pedro, cujo dia no calendário religioso é tradicionalmente comemorado em 29 de junho. Procissões fluviais foram realizadas em Ponta Negra e Zacarias.

Em Zacarias, cerca de 20 embarcações e motos aquáticas percorreram a lagoa do bairro com a imagem do santo até uma pequena capela no meio da lagoa, onde foi realizada uma oração e escultura sacra foi colocada. Já em Ponta Negra, a imagem do santo seguiu em um barco pelo canal, e contou com a presença dos fiéis. Cerca de 15 embarcações acompanharam a procissão nas águas, a imagem do santo padroeiros dos pescadores foi levada para a capela, que fica localizada às margens do canal.

“Uma festa que ao longo dos anos integra a fé e devoção à São Pedro e â cultura dos bairros que vive da atividade de subsistência e renda, que é a pesca”, disse a coordenadora de Assuntos Religiosos, Danieli Machado.

Devoto de São Pedro e mais antigo pescador da região, Isaías Geremias dos Santos, 95 anos, participa das festas todos os anos.

“A festa de São Pedro é uma tradição do nosso lugar e eu faço parte dessa história desde que aconteceu a primeira festa de São Pedro em Ponta Negra. Isso é uma dádiva poder estar presente”, contou.

Importância de São Pedro para o catolicismo

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma, sendo por isso o primeiro papa da Igreja Católica.

De origem humilde, ele é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, e, segundo a tradição católica, porteiro do reino dos céus. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here