Cultura exibe hoje curta-metragem sobre o Cineclube Henfil

0
347
Em abril, o projeto apresentou um documentário sobre os índios do Xingu, com participação do diretor de fotografia Lula Araújo

A Secretaria Municipal de Cultura realiza um Cineclube Henfil especial nesta quarta-feira (21/05). O projeto de cinema gratuito é a atração desta semana da programação "Maricá na tela do cinema". Produzido pela própria secretaria, o curta-metragem traz imagens dos filmes apresentados no Cineclube Henfil desde o início do projeto, em dezembro de 2012. A sessão é gratuita e acontece na Casa de Cultura, às 19h. Senhas de acesso serão distribuídas as 18h30.

No Cineclube Henfil são exibidos filmes gratuitos de grandes autores do cinema mundial. Já passaram pelas telonas do projeto clássicos de Alfred Hitchcock, Charlie Chaplin, Mazzaropi, além de musicais de Hollywood – "Cantando na Chuva" e "Chicago" –, documentários sobre as obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Violeta Parra, Pablo Neruda e Graciliano Ramos; além de filmes sobre o Golpe de 64, Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, João Goulart, episódios de resistência da cultura africana, documentário sobre as tribos indígenas do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, entre outros.

A programação deste mês contará ainda com curtas-metragens sobre a cultura do Espraiado (debulhar o feijão guando, Carnaval, Casa de Farinha do Espraiado e Casa de Farinha da Serra do Camburi), que serão apresentados na próxima quarta-feira (28/05). A Casa de Cultura fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.