Funarte e Ministério da Cultura apresentam regulamento do CEU a artistas de Maricá

Centro de Artes e Esportes Unificados vai oferecer aos moradores atividades culturais gratuitas

A Fundação Nacional das Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Maricá, vão apresentar aos artistas da cidade, nesta terça-feira (22/10), o edital de funcionamento do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do município, projeto do governo federal em construção às margens da RJ-106, na Mumbuca. O CEU será um espaço aberto à população com acesso gratuito a atividades culturais, esportivas e sociais. A apresentação é voltada para pessoas jurídicas (associações, cooperativas ou produtoras culturais) e é necessária para que os artistas possam se credenciar a utilizar o espaço. O evento acontece às 14h, no Grupo de Artistas de Maricá (GAM), localizado na Rua Álvares de Castro, 1277, em Araçatiba.

Na palestra, a Funarte passará orientações de todas as etapas necessárias para que os interessados possam ocupar o espaço. “Vamos explicar como funciona o CEU, quem pode participar, prazos de inscrições e quais são os critérios estabelecidos no edital para que os agentes culturais participem”, informa a coordenadora do edital do CEU da Funarte, Ana Vasconcelos. “O espaço é destinado a atividades esportivas e de artes, como circo, dança, música e literatura. No CEU, os artistas da cidade poderão fazer seminários, oficinas e espetáculos gratuitos para a população”, concluiu. Antes da palestra no GAM, os representantes da Funarte irão visitar o CEU, em construção na Mumbuca.

O Centro de Artes e Esportes Unificados inclui uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), anfiteatro (cinema e teatro), telecentro, biblioteca, auditório, pistas de caminhada e de skate, quadra de esportes, além de equipamentos de ginástica e playground. O projeto está orçado em R$ 2,5 milhões (sendo R$ 2 milhões do governo federal e R$ 500 mil de contrapartida da prefeitura).

O espaço está com 80% da obra concluída e tem previsão de inauguração para dezembro. A expectativa do Ministério da Cultura é que o centro de artes e esportes de Maricá seja o primeiro a entrar em funcionamento dos estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo. “As intervenções estão bem avançadas em Maricá e dentro do cronograma elaborado pelo ministério”, declarou a analista técnica regional do governo federal, Vanea Rabelo, acrescentando que o município já fez a licitação para compra dos equipamentos e mobílias que começarão a ser instalados na segunda quinzena de novembro. “Na cidade capixaba de Colatina, onde as obras também estão adiantadas, ainda não foi feita a licitação para compra de equipamentos”, completou.