Cineclube Henfil homenageia grandes poetas e escritores latinos

0
486
Os filmes serão exibidos na sala de cinema Darcy Ribeiro, localizada na Casa de Cultura, no Centro

No mês de outubro, quando a prefeitura realiza a 1ª Feira do Livro de Maricá (Flim), o Cineclube Henfil, projeto da secretaria municipal de Cultura, vai homenagear os grandes poetas e escritores latinos. A sala de cinema Darcy Ribeiro que funciona na Casa de Cultura vai exibir todas as quartas-feiras de outubro filmes com base em obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Pablo Neruda e Violeta Parra. As sessões são gratuitas e começam às 19h. Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes dos filmes.

Além dos filmes sobre grandes escritores brasileiros, o Cineclube Henfil abre espaço também para Violeta Parra, fundadora da música popular chilena e considerada a mais importante folclorista do seu país. Violeta fez músicas para falar sobre a realidade social do Chile e como forma de manifestação política. Entre os sucessos estão “Gracias a la vida”, que foi imortalizada por Mercedes Sosa e embalou gerações revolucionárias nos momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos; e “La Carta”, que tem entre os seus versos o trecho: ”Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a polícia”.

Obra sobre Pablo Neruda abre festival

Nesta quarta-feira (02/10), o filme de estreia é “O carteiro e o poeta” (1994 – Itália), obra criada a partir do livro “Ardiente Paciencia”, do escritor chileno Antonio Skármeta. Dirigido por Michael Radford, o filme é um recorte na vida do poeta chileno Pablo Neruda (interpretado pelo ator francês Philippe Noiret), que se exila numa ilha italiana após deixar o seu país por causa do golpe militar do general Augusto Pinochet, em 1973. Lá, ele conhece o carteiro Mário Ruoppolo (Massimo Troisi), filho de pescador que se recusa a seguir a profissão do pai e resolve trabalhar como entregador de correspondências. Os dois iniciam uma amizade e o carteiro semianalfabeto se encanta pela poesia.

Com 1h48 minutos de duração, a obra ganhou o Oscar de melhor trilha sonora e recebeu outras quatro indicações (melhor ator, filme, direção e roteiro adaptado) para a maior premiação do cinema mundial. Uma curiosidade deste filme é que o ator e roteirista Massimo Troisi, que interpretou o carteiro, adiou uma cirurgia do coração para completar o filme. Mas morreu um dia após o término das filmagens vítima de um ataque cardíaco. Já o ator francês Philippe Noiret foi dublado porque não falava italiano nem espanhol.

Obras de poetas brasileiros

Neste mês, o Cineclube Henfil exibe também os filmes “Vinícius” (09/10), baseado na obra de Vinícius de Moraes; “Vidas Secas” (16/10), filme adaptado do livro de mesmo nome de Graciano Ramos; “Violeta foi para o céu” (23/10), biografia sobre a compositora chilena Violeta Parra; e “Poeta das sete faces” (30/10), documentário sobre o grande escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.