Profissionais de Educação concluem primeira etapa de curso de Libras

Profissionais de Educação concluem primeira etapa de curso de Libras

27 docentes participam de capacitação para inclusão educacional de alunos surdos

Para garantir assistência educacional plena a alunos portadores de necessidades especiais, a secretaria municipal de Educação de Maricá está capacitando gratuitamente profissionais da rede municipal num curso de Libras (Língua Brasileira dos Sinais), considerada a língua materna dos surdos. Na noite desta terça-feira (01/10), 27 docentes receberam os certificados de conclusão da primeira etapa da qualificação – são, ao todo, três módulos de treinamento. Com a presença da secretária municipal de Educação, a professora Marta Quinan, a cerimônia foi realizada na Casa Digital, no Centro de Maricá.

Segundo a superintendente municipal de Inclusão Educacional, Mônica Rigó, os alunos concluíram o primeiro nível do curso. “Após a conclusão do quarto nível, previsto para dezembro de 2014, os formandos farão uma prova específica e, se aprovados, receberão o certificado de intérpretes de sinais”, explicou a superintendente, acrescentando que a capacitação completa tem dois anos de duração. Segundo a secretaria de Educação, a primeira etapa do curso aborda a importância da expressão corporal e facial, o vocabulário e a gramática da língua dos surdos.

A professora de Libras da rede municipal, Tathiana Dawes, responsável pelo curso, explica a importância de aumentar, na rede de ensino, o número de profissionais que dominem a língua dos sinais. “É importante acreditar que a pessoa surda tem plenas condições de aprender e se comunicar, desde que haja as ferramentas necessárias. E a principal é o professor treinado para isso”, declara Tathiana, que acrescenta: “O nosso objetivo é buscar a inclusão dele não apenas na rotina escolar, mas na sociedade”. Thatiana foi diagnosticada, aos cinco meses de idade, com um sério problema que compromete a sua audição.

No encontro com os docentes que estão sendo treinados, a secretária de Educação destacou a importância do curso para a inclusão de alunos portadores de necessidades na rede municipal. “A inclusão é uma questão de justiça com o ser humano, um direito do cidadão. É muito gratificante darmos essa oportunidade a vocês e, consequentemente, aos alunos”, destacou Marta Quinan.

A secretária ressaltou ainda o trabalho de educação inclusiva realizado pela atual administração no município e considerado referência no Estado do Rio. “Como ainda é uma novidade no país, nos preocupamos em adotar um modelo de educação inclusiva que atinja não só os alunos deficientes, mas também os professores e toda a comunidade", declarou.

Formandos
Feliz com a conclusão da primeira etapa da formação, a professora Camilla Costa Ramos, do segundo ano da E. M. Carlos Magno Legentil de Mattos, está aproveitando para ensinar a seus alunos o conteúdo aprendido no curso. “Eles têm curiosidade de saber como se comunicar com os surdos. E estou reservando um tempo nas aulas para multiplicar esse conhecimento. Os alunos adoram”, ressaltou.

Marisa Silva de Oliveira (professora de apoio das escolas municipais João Eugênio dos Santos e CEM Joana Benedicta Rangel) e Simone Torres (diretora adjunta da E.M. Vereador Aniceto Elias Antunes) apresentaram, utilizando a linguagem de sinais, um texto sobre a importância do curso e o que aprenderam de mais valioso. Para Simone, uma das vantagens é poder descobrir novas ferramentas para o desenvolvimento intelectual dos alunos com surdez. “É uma excelente oportunidade poder ampliar nossos conhecimentos e permitir o atendimento dos direitos do aluno surdo”, frisou.