Cineclube Henfil exibe o musical “Chicago”

0
755
O público poderá assistir gratuitamente ao musical "Chicago" às 19h, na Casa de Cultura

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (11/09) o filme “Chicago” (2003 – EUA), às 19h, na Casa de Cultura, no Centro. Este mês o projeto da secretaria municipal de Cultura homenageia as obras de gêneros musicais e de danças do cinema mundial. O evento é gratuito e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do início do filme.

Baseado no musical da Broadway de 1975, “Chicago” foi um dos filmes mais premiados de Hollywood. Com direção do Rob Marshall, o longa teve 13 indicações para o Oscar e ganhou em seis categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Catherine Zeta-Jones), melhor direção de arte, melhor figurino, melhor edição e melhor mixagem de som. O filme também recebeu oito indicações para o Globo de Ouro e faturou em três categorias – melhor filme (Comédia/Musical), melhor ator (Richard Gere) e melhor atriz (Renée Zellweger).

Com 1h53 de duração, a história é sobre Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), uma famosa dançarina e a principal atração da boate onde trabalha. Ela mata seu marido e entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, que é controlada pelo advogado Billy Flynn (Richard Gere). Com o assassinato, a fama aumenta e Velma se torna uma celebridade do showbizz. Enquanto isso, a aspirante à cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour até matar seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos nos jornais. Roxie também se torna conhecida por causa do crime que cometeu.

Uma curiosidade sobre o filme é que quatro atores, entre eles as estrelas John Travolta e Kevin Spacey, estiveram cotados para interpretar o protagonista, que acabou nas mãos de Richard Gere (Billy Flynn). As cantoras Madonna e Britney Spears também foram cotadas para participar do filme. Outra curiosidade é que os atores Richard Gere, Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger cantam todas as músicas de seus personagens.

“Cantando na chuva” e documentário sobre escravos

Neste mês, o Cineclube Henfil exibe também o clássico “Cantando na Chuva” (18/09) e “Cais do Valongo, sangra da terra” (25/09) – este último um documentário sobre a escravidão no Brasil. Durante as obras do Porto Maravilha, na Zona Portuária do Rio, foram encontradas as ruínas do Cais do Valongo, considerado o maior ponto de entrada de escravos das Américas no século XVIII. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.