Depois da Mumbuca, obras do ‘Pacto pelo Saneamento’ já beneficiam Araçatiba

Pouco mais de dois meses depois das primeiras intervenções em doze ruas no bairro da Mumbuca, as obras do ‘Pacto pelo Saneamento’ estão concentradas nas últimas semanas no bairro de Araçatiba. Nas ruas 35 e 36 as tubulações já foram assentadas e o trabalho está sendo executado em outras ruas da localidade.

O Pacto de Saneamento prevê a instalação de 16 quilômetros de redes que vão coletar o esgoto da região central da cidade. O pacote de obras inclui ainda, no Boqueirão e na Barra de Maricá, a instalação da rede que transportará os resíduos até o emissário submarino, com 4 km de extensão, na Barra – cuja construção também está garantida nessa etapa. As intervenções, que têm previsão de término para dezembro deste ano, estão sendo custeadas pela Petrobras numa contrapartida à construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), já que um emissário de efluentes da futura refinaria terá parte do traçado no município.

Parte integrante do maior projeto de saneamento da história de Maricá, os investimentos somam R$ 60 milhões apenas nesta primeira etapa e foram apresentados à população durante uma solenidade no último dia 6 de agosto (leia aqui), com as presenças do secretario estadual do Ambiente, Carlos Minc; do vice-prefeito Marcos Ribeiro (representando o prefeito Washington Quaquá); da primeira-dama Rosângela Zeidan; da Coordenadora de Projetos, Luciana Andrade; do subsecretário de Estado do Ambiente, Antônio da Hora; e do secretário municipal de Ambiente de Maricá, Alessandro Terra.

Mais investimentos a caminho

Uma segunda fase de obras de saneamento para o 1º distrito, com recursos de R$ 33 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já teve a verba liberada pelo governo federal. O projeto está em fase de licitação e as obras incluirão uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro
Parque Eldorado e redes de coleta de esgoto em bairros como Ubatiba, Retiro e Jacaroá. Outra novidade é o projeto apresentado pela Prefeitura ao Ministério das Cidades, orçado em R$ 22,5 milhões, para instalação de redes de coleta de esgoto também em São José do Imbassaí.