Cineclube Henfil ganha 400 filmes para acervo

0
436

O CineClube Henfil recebeu, recentemente, um presente digno de nota. Cerca de 400 fitas de vídeo foram doadas pelo mais novo morador de Maricá, o engenheiro de som Marcos Calmon. Ele conta que ganhou o material de um ex-patrão cinéfilo, mas como se mudou para uma casa menor, precisava se desfazer dos filmes. “Cleópatra”, “Marte Ataca”, “Monthy Phiton” e “Os Canhões de Navarone” são alguns dos títulos que fazem parte da lista.

“Eu estava passando em frente à Casa de Cultura e vi um cartaz com a programação do cine. Então pensei que seria o lugar ideal para as fitas. Liguei para o pessoal, que me atendeu superbem e se mostrou muito solícito. Estou certo de que os filmes estão em boas mãos”, disse, na entrega das fitas, há duas semanas.

Zola Xavier, subsecretário da pasta, informou que a secretaria tem como transcrever o material de mídia analógica para mídia digital e que isso será feito em breve. “Quanto à autorização de exibição, caso pensemos em fazer uma programação com os filmes doados, também já conhecemos o caminho das pedras”, ressaltou, acrescentando ainda que não está descartada a hipótese de criarem uma videoteca para empréstimos dos títulos.  

Muito agradecido com a atitude de Marcos, o subsecretário aproveitou para dizer que toda doação é bem-vinda. “Quem possui filmes que nos ajudem a compor um acervo cultural de imagens e queira nos doar, pode ficar totalmente à vontade”, instigou.       

Marcos, por sua vez, fez questão de elogiar a iniciativa da Cultura em promover um cineclube na cidade: “Achei ótimo porque, nos municípios do interior, as salas de cinema fazem falta”, afirmou.