Cineclube Henfil exibe clássico de cinema francês e filme sobre os Beatles

"Pele de Asno" é um clássico francês que traz no elenco Catherine Deneuve, uma das mais respeitadas atrizes do cinema mundial

“Pele de Asno” e “Help!” são as atrações dessa semana

O projeto cultural Cineclube Henfil, idealizado pela secretaria municipal de Cultura, exibe nesta quarta-feira, às 19h, o filme Pele de Asno (Peau d’âne), inserido na mostra “Os encantos franceses através da película do cinema”. Estreado em 1970, o filme é um clássico francês dirigido por Jacques Demy que traz no elenco Catherine Deneuve, uma das mais respeitadas atrizes do cinema mundial. Essa exibição é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e a embaixada da França no Brasil (Cine France) que disponibilizou para o projeto 900 títulos franceses.

Com 1h40 de duração, o filme é um musical-moderno baseado no conto de fadas homônimo de Charles Perrault. A história original é a de um rei que, após a morte da rainha, deseja casar-se com sua filha, a única mulher do reino que supera sua esposa em doçura e beleza. Para escapar do amor desvirtuado  e incestuoso do pai, a princesa se disfarça sob uma terrível pele de asno, e foge para terras distantes com a ajuda de sua fada madrinha, torna-se uma serva suja e humilhada por todos. Lá, ela conhece um jovem príncipe que se apaixona por ela e no fim, graças a algumas manobras inteligentes, eles se casam e são felizes para sempre.

Na programação da mostra, serão exibidos nas próximas semanas, respectivamente, os filmes “Mulheres Diabólicas”, no dia 17/07; “O Pequeno Tenente”, no dia 24/07, e “35 Doses de Rum”, no dia 31/07.

Cineclube Henfil também homenageia os Beatles
Durante o mês de julho, o projeto Cineclube Henfil também será realizado às quintas-feiras, com filmes sobre uma das mais importantes bandas de rock da história: Os Beatles. No dia, 11/07, será exibido “Help!”, o segundo filme realizado pelo grupo.

Sob a direção de Richard Lester, “Help!” foi lançado em 29 de julho de 1965. Com duração de 92 minutos, o filme foi rodado em Londres, Bahamas e Alpes Suíços. Na história, os Beatles são perseguidos por membros de um culto indiano que querem o anel de Ringo Starr. A trilha sonora foi lançada como um álbum, também chamado de Help!.

A programação especial sobre os Beatles segue durante o mês de julho: no dia 18/07, será exibido o filme “Magical Mystery Tour” e, no dia 25/07, é a vez do vídeo “Paul is Live”, que mostra apresentações de Paul Mc Cartney em carreira solo durante a década de 90.