Festa julina agita o CRAS São José

0
451

A unidade São José II (Central) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou hoje (09/07) uma festa julina para seus usuários. A sede, localizada no prédio da antiga subprefeitura do bairro, foi decorada com motivos caipiras e os funcionários se vestiram a caráter para recepcionar os convidados.

No evento de confraternização, brincadeiras como pescaria e ovo na colher, além de música folclórica e comidas típicas. A subsecretária de Assistência Social, Nancy Soeiro, representando a secretária Laura Vieira, e a assessora Geisa Vasconcelos prestigiaram a festa.

A dona de casa Carla Alessandra, de 30 anos, moradora de São José do Imbassaí, levou seus dois filhos, Alícia, de cinco anos, e Otávio, de dois anos e meio, para participar do evento. Carla já frequentou serviços mantidos pelo CRAS, como os grupos de convivência (reuniões dedicadas a gestantes, mulheres e crianças) e elogiou o trabalho. “Os grupos são importantes para a socialização e discussão de situações cotidianas vividas pelas famílias”, declarou. “E a festa de hoje está linda, estamos adorando”, completou.

Fernanda Barreto, 30 anos, tem uma filha de 10 anos, Flávia, aluna do 6º ano da E.M. Cônego Batalha, no Marine. “Ela participou do grupo de convivência infantil e eu já fiz um curso de Biscuit. É uma forma de aprender uma habilidade”, enfatiza a mãe, que curtiu o arraiá ao lado da pequena.

Já Solange Rodrigues, 63, avó de Ana Clara, de apenas dois anos, faz cursos no CRAS regularmente e também estava entre os convidados. “Nunca é tarde para aprender. Depois de certa idade, então, não dá para a pessoa ficar parada”, ponderou.

Serviços

O CRAS São José II atende atualmente cerca de 400 pessoas com oficinas de MDF, confecção de bonecos, jazz, ballet, manicure e técnicas de biscuit, entre outras. Organiza também grupos de convivência, que são encontros com a comunidade para discutir temas específicos, e o "Roda de Conversa" – palestras com temas cuja demanda é pesquisada em cada bairro atendido (São José, Marine, Manu Manuela, e Cajueiros, entre outros). “A palestra de junho, por exemplo, foi sobre questões judiciais ligadas ao casamento e família, como separação, direitos dos cônjuges, adoção e pensão alimentícia. As próximas serão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a PEC das empregadas domésticas”, informou a assistente social e coordenadora do CRAS, Gláucia da Costa Oliveira.