Segunda mostra de cinema francês é inaugurada na Casa de Cultura

Músicos da secretaria de Cultura tocaram o hino francês e brasileiro na abertura do evento

Ação estreita parceria entre a Prefeitura e a embaixada da França

A Prefeitura de Maricá estuda ampliar ainda mais a parceria cultural com a França. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (03/07) pelo secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, durante a abertura da mostra “Os encantos franceses através da película do cinema”. A comédia “As férias do senhor Hulot”, exibida ontem, marcou o início da segunda série de filmes franceses que serão projetados gratuitamente no Cineclube Henfil, na Casa de Cultura de Maricá. As obras foram disponibilizadas pela cinemateca da embaixada da França.

Um dos responsáveis pela cinemateca, Gustavo Andreotta, ficou impressionado com a estrutura da Casa de Cultura e pretende trazer ao município outras atividades artísticas disponíveis na embaixada francesa. “Quando falaram sobre o Cineclube Henfil imaginei uma sala de cinema. Mas vejo que a prefeitura possui muitos espaços dentro da Casa de Cultura onde podemos oferecer outras atividades, como dança, teatro e música”, afirmou Andreotta, acrescentando que a cinemateca existe há 50 anos e é a maior fora da França, com um acervo de 1.200 filmes e documentários.

O secretário Sérgio Mesquita adiantou que a exibição de filmes franceses será estendida para outros espaços da prefeitura. “Vamos montar a programação e a cinemateca vai ceder os filmes e documentários para exibirmos no futuro Cineteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), projeto em parceria com o governo federal em construção na Mumbuca, e do Centro Popular de Cultura Henfil, projeto da prefeitura que está sendo erguido no Centro”, ressaltou Mesquita.

Sérgio Mesquita antecipou também que vai apresentar ao prefeito Washington Quaquá um projeto para incluir a língua francesa nas escolas da rede municipal. “A vinda hoje (ontem) do Gustavo Andreotta abriu um leque de opções e podemos fazer mais parcerias com a França. Eles podem nos auxiliar na preparação de material didático para as escolas, por exemplo", exemplificou o secretário.

Exibição de filmes franceses

O público poderá assistir gratuitamente a grandes sucessos do cinema francês  durante todo o mês de julho. Serão exibidos, todas as quartas-feiras, às 19h, respectivamente, os filmes “Pele de Asno” (10/07); “Mulheres Diabólicas” (17/07); “O Pequeno Tenente” (24/07) e “35 Doses de Run” (31/07).

O Cineclube Henfil fica na Casa de Cultura, localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.