Casa de Cultura de Maricá terá nova mostra de cinema francês e filmes sobre os Beatles

Casa de Cultura de Maricá terá nova mostra de cinema francês a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Maricá lança na próxima quarta-feira, dia 03/07, a mostra “Os encantos franceses através da película do cinema”, fruto de uma parceria com a embaixada da França no Brasil. Pelo acordo, um acervo de 900 títulos do Cine France (serviço audiovisual da embaixada) poderá ser exibido em Maricá, por meio do Cineclube Henfil – mantido pela secretaria municipal de Cultura.

Entre os filmes e documentários disponibilizados pela embaixada, a curadoria do cineclube de Maricá selecionou cinco obras. As sessões serão realizadas todas as quartas-feiras do mês de julho, sempre às 19h. A abertura contará com a presença dos responsáveis pela cinemateca da embaixada da França, Thomas Sparfel e Gustavo Andreotta, num coquetel aberto ao público.

Durante o evento, será exibida a comédia “As Férias do Senhor Hulot” (”Les Vacances de Monsieur Hulot”), de 1953, dirigido por Jacques Tati. O filme, o segundo dele, narra a história do atrapalhado Hulot durante férias em um hotel de veraneio, onde ele protagoniza uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas – em uma poderosa alegoria da sociedade francesa. Considerado na época pela crítica o mais inovador trabalho de humor depois dos irmãos Marx, o filme recebeu foi indicado para o Oscar de melhor roteiro, levou o Prêmio Louis Delluc, de 1953, e o Prêmio da Crítica Internacional do Festival de Cannes, no mesmo ano. Na programação das semanas seguintes, serão exibidos, respectivamente, os filmes “Pele de Asno” (10/07); “Mulheres Diabólicas” (17/07); “O Pequeno Tenente” (24/07) e “35 Doses de Run” (31/07).

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, explica a importância da parceria com a cinemateca da Embaixada da França e a expansão da programação para as quintas-feiras. “Nossa intenção é garantir ao nosso projeto um acervo de qualidade e, muitas vezes, desconhecido do grande público. Estamos felizes com as parcerias e com o sucesso do projeto”, disse. O secretário declarou ainda que a proximidade com a embaixada da França foi iniciada em junho, com a liberação para exibição de clássicos do cinema francês da década de 60. “Em junho já havíamos mergulhado no universo do cinema francês com o apoio da embaixada e o público aprovou a iniciativa”, revelou.

Liverpool “desembarca” no Cineclube Henfil
Outra novidade imperdível no cineclube é a abertura de sessões gratuitas também às quintas-feiras. O novo ciclo de exibições será aberto com filmes sobre uma das mais emblemáticas bandas de rock da história: Os Beatles. O grupo, formado em Liverpool em 1960, poderá ser revisto em quatro filmes, a começar por “A Hard Day’s Night”, considerado um semi-documentário sobre o auge da beatlemania, e que terá sessão no dia 04/07, às 19h.

A programação especial sobre os Beatles segue até o dia 25/07, quando será mostrado o vídeo “Paul is Live”, que mostra apresentações de Paul Mc Cartney em carreira solo durante a década de 90.