Prefeitura homenageia 125 anos de abolição

Escrava Anastácia é considerada heroína pelos afrodescendentes

Em homenagem aos 125 anos da Lei Áurea, que decretou a abolição da escravatura no Brasil, a secretaria municipal de Assuntos Religiosos realiza o evento “13 de Maio é Mais Liberdade!” no próximo domingo (12.05), na futura Praça da Escrava Anastácia, e na segunda-feira (13.05), na Casa de Cultura.

No domingo (12.05), às 17 h, será realizado o 3º abraço simbólico em prol da construção da Praça da Escrava Anastácia, entre as Ruas Soares de Souza e 1º de Abril, próximo ao Cemitério de Maricá. A praça é um espaço para refletir e lembrar de uma mártir da escravidão, que viveu no Brasil no século XVIII, por volta de 1740, considerada heroína pelos afrodescendentes.

Dando prosseguimento às comemorações, na segunda-feira (13.05), às 17h, haverá apresentação de vídeos, palestra com a pesquisadora e professora Nadia Chia, degustação de iguaria popular afro e apresentação do novo projeto da Praça da Escrava Anastácia. Haverá ainda capacitação e distribuição de minutas de leis sobre a regulação das Casas de religiosidade Afro e sobre a criação do Espaço Municipal Eco Afro Religioso. Na ocasião, também haverá um cadastramento das Casas de Matriz Afro existentes em Maricá, que farão parte do Cadastro Municipal de Religiões e Templos Religiosos – já inserido no site da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Religiosos, Sérgio Luis de Sousa, o evento será um momento de comemorar as matrizes afro-religiosas pela proclamação da libertação dos escravos e sua importante história de conquistas.