Prorrogada vacinação contra gripe até o dia 17 de maio

Maricá registra mais de 12 mil pessoas vacinadas contra a gripe

A 15ª campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi prorrogada até o dia 17 de maio, segundo determinação do governo do Estado. De acordo com a secretaria municipal de Saúde até o dia 07 de maio, o município de Maricá vacinou mais de 17 mil pessoas, que significa mais de 70%  dos grupos prioritários.

Segundo a coordenadora municipal do Programa de Imunização, enfermeira Núbia Brum, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, estimada em 18 mil pessoas. Devem ser vacinadas: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, povos indígenas, profissionais da área médica, população prisional, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (acometidos por doenças cardíacas, pulmonares obesos e transplantados), pacientes com comorbidade (duas ou mais doenças relacionadas). Para a edição de 2013, a campanha incluiu as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (em puerpério) por apresentarem a mesma vulnerabilidade de grávidas e por ajudarem a proteger o bebê pela amamentação, já que parte dos anticorpos contra o vírus da gripe pode ser transmitido pelo leite materno.

A vacina, injetável, é aplicada de forma intramuscular no braço (adultos, uma dose de 0,5 ml), e em crianças, de forma intramuscular na coxa (uma dose de 0,25 ml). A imunidade prevista é de doze meses, razão pela qual a vacina deve ser tomada anualmente.
Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, o objetivo da campanha, realizada em todo país, é diminuir a mortalidade, as complicações e internações em consequência de infecções pelo vírus da gripe. “Na maioria das vezes, a gripe é uma doença simples, no entanto pode evoluir para formas graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante para proteger contra os principais tipos de vírus da gripe”, explica a coordenadora.

Onde se vacinar
A vacina estará disponível nos postos de Saúde de Ponta Negra, Inoã Santa Rita, São José e as  Unidades de Saúde da Família Barra, Guaratiba, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, São José II, Jardim Atlântico I e II, Recanto, Inoã II, Santa Paula, Bairro da Amizade, Mumbuca e Retiro.

Para se vacinar é obrigatório apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação; para mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pode ser apresentado o cartão da gestante, a certidão de nascimento ou caderneta de vacinação da criança, se preenchido corretamente. Para os portadores de doenças crônicas é necessário apresentar laudo médico conforme indicação clínica do Ministério da Saúde (o laudo será retido na unidade).

A coordenadora alerta que não devem tomar a vacina indivíduos com histórico de reação anafilática e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.