Cineclube Henfil exibe “Quilombo” na próxima quarta-feira

No dia 08 de maio é a vez da exibição de “Quilombo”

Projeto homenageia os 125 anos de abolição da escravatura no Brasil

O Cineclube Henfil, um projeto da secretaria municipal de Cultura de Maricá, exibe nesta quarta-feira (08/05), às 19h, o filme “Quilombo”. Co-produção brasileira e francesa, de 1984, é dirigida pelo cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo. O Cineclube funciona na Casa de Cultura de Maricá – na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

O filme narra a história de um grupo de escravos que se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano.  O roteiro foi baseado nos livros “Ganga Zumba”, de João Felício dos Santos e “Palmares”, de Décio de Freitas.

Dentre alguns prêmios, “Quilombo” foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984, na França e, no mesmo ano recebeu prêmios no Festival de Miami, nos EUA, e no 24º Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, a edição deste mês do Cineclube Henfil presta uma homenagem aos negros em homenagem aos 125 anos da Abolição da Escravatura na Brasil, comemorada no dia 13 de maio. “Nossa ideia é propor uma reflexão sobre a importância do negro na formação cultural e social do Brasil É uma forma de resgatarmos a história de nosso país”, destacou o secretário.

Ainda este mês, serão exibidos os filmes “Cais do Valongo, sangra da terra”, no dia 15/05; “A Paixão segundo Callado”, no dia 22/05; e encerrando a programação do mês de maio, no dia 29/05, será a vez da exibição do filme “Xica da Silva”.

Cineclube Henfil
Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com.