Maricá apresenta hoje mais um clássico de Charlie Chaplin

0
1419
Todas as quartas-feiras a secretaria de Cultura exibe gratuitamente um filme de Charlie Chaplin

Filme “Em busca do ouro” será exibido gratuitamente às 19h na Casa de Cultura

A secretaria municipal de Cultura de Maricá divulgou a programação do festival Charlie Chaplin deste mês. Todas as quartas-feiras de janeiro, às 19h, o Cineclube Henfil exibirá gratuitamente um sucesso do humorista na Casa de Cultura, no Centro. Hoje (02/01), será exibido o filme “Em busca do ouro”, de 1925. A história acontece no final do século XIX, na corrida do ouro no Alasca, EUA. Carlitos vive um garimpeiro que enfrenta o frio e a fome para realizar o sonho de ficar rico. Ele também se apaixona pela bela Georgia e usa seu charme para conquistá-la.

O filme reúne umas das cenas antológicas do cinema, como a da famosa dança dos pãezinhos. Ali, Chaplin simula um boneco usando dois pães e dois garfos – e faz uma dança na qual o rosto do suposto personagem é o seu. Outra cena célebre é a do cozido das botinas de "Carlitos" onde, com ares de gourmet, o personagem faz dos cordões um delicioso espaguete, das solas um fino e saboroso pássaro de caça, e dos pregos seus ossinhos delicados. Uma curiosidade é que ele realmente comeu as botas, que foram feitas de açúcar por um confeiteiro especialmente para esta cena.

O filme também mostra aspectos interessantes da personalidade política de Chaplin, como o fato de que os 2500 homens que interpretaram garimpeiros seriam, na verdade, moradores de rua que aceitaram participar do filme em troca de um dia de salário. "Em busca do ouro" ("Gold Rush" no título original) tem duas versões (sem ou com som, esta lançada em 1942). A versão que será projetada é a primeira, sem som e com 82 minutos de duração.

O Cineclube Henfil também exibirá os clássicos “Monsieur Verdoux” (09/01), “O Circo” (16/01), “Luzes da Ribalta” (30/01), além de três curtas metragens do Festival Carlitos – “Vida de Cachorro”, “Ombros, Armas!” e “Pastor de Almas” – que serão projetadas no dia 23 de janeiro. O cineclube funciona na Casa de Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro.