Encontro sobre economia criativa reunirá empreendedores e artistas no próximo dia 14

0
862

Uma reunião organizada pelo Sebrae-RJ e pela secretaria municipal de Cultura de Maricá irá mapear, no próximo dia 14 de agosto, as iniciativas de economia criativa, isoladas ou em grupo, existentes na cidade e na região que engloba os demais municípios sob influência do Comperj.

Em razão do megaempreendimento da Petrobras, toda a cadeia produtiva da indústria e do comércio (não apenas a do setor do petróleo) será incrementada e, em consequência, criará a mais forte onda de crescimento populacional e econômico vivido pelas cidades de seu entorno – uma oportunidade única para a geração de emprego e renda.

Na reunião, que será realizada a partir das 14 horas no Grupo de Artista de Maricá (GAM), serão entrevistados agentes culturais, empreendedores e demais representantes da sociedade civil, que também discutirão as oportunidades de negócios diante do atual e do futuro cenário. Estão sendo convidados para o encontro representantes de associações e demais grupos culturais da cidade. O GAM fica na Rua Álvares de Castro nº 1277, em Araçatiba.

Oportunidade

A visão do Sebrae-RJ é a de que todo o movimento de migração populacional e de aquecimento da economia gera também potencial de consumo nas atividades que pertencem à chamada “economia criativa”. Um exemplo é a demanda por opções de cultura e lazer dos funcionários do Comperj e das demais empresas que se instalarão em toda a região.

Por definição, a Economia Criativa abrange as atividades que têm como principal insumo a criatividade humana – o potencial intelectual e artístico dos indivíduos na realização de atividades, oferta de serviços ou criação de produtos. Inclui, portanto, áreas com moda, design, música, audiovisual, dança, artesanato etc). Em 2010, segundo a FIRJAN, as atividades do núcleo do setor criativo na indústria empregavam 771 mil trabalhadores formais em todo o país.