Postos de Saúde recebem conceito ‘Muito Bom’ do Ministério da Saúde

0
980

Os oito postos de saúde de Maricá que fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foram muito bem avaliados pela equipe de seis técnicos do Ministério da Saúde que estiveram no município durante três dias visitando as unidades de atenção básica. Todos receberam conceito ‘Muito Bom’. A avaliação é feita observando as condições do serviço, ouvindo funcionários e, o mais importante, escutando os moradores.   

Além dos PSFs da Barra, de Bambuí, do Espraiado, Guaratiba, Jardim Atlântico, Ponta Grossa, Santa Paula e Ubatiba, cadastrados no PMAQ-AB, as outras 16 unidades também foram visitadas no mês de julho, deixando a equipe de avaliadores bastante satisfeita.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Yanna Moreira, contou que os avaliadores são muito rigorosos e ficam atentos a detalhes como, por exemplo, se há quadro de avisos para os usuários. Avaliam também se a carga horária dos profissionais está sendo cumprida, tempo de espera para entrega de exames e até questões subjetivas, como relação médico-paciente ou tipo de acolhida no primeiro atendimento.

“O investimento da verba do programa em Recursos Humanos foi fundamental para elevar o nível de atendimento nos postos. E o resultado está aí. Na pesquisa feita com a população atendida nas unidades, a resposta para conceito muito bom foi a mais citada”, conta Yanna.

Ela conta ainda que Maricá saiu na frente dos outros municípios da chamada Região Metropolitana 2, ao ser a primeira cidade a marcar a visita dos técnicos do MS. “Isto também é um ponto a favor e não passa despercebido para o ministério”, diz.