Cerca de 400 pessoas assistem à peça teatral da Caravana Timbre do Galo no Centro

Famílias de várias gerações se reuniram para assistir a peça no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel

A comédia “O Casamento de Hermelinda”, da Caravana Timbre do Galo, encantou os moradores de Maricá na última sexta-feira (15/06). O espetáculo, interpretado por atores gaúchos com direção do carioca Julio Adrião, reuniu cerca de 400 pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O evento gratuito foi realizado em parceria com a prefeitura.

A moradora de São José do Imbassaí, Sandra Longo, de 36 anos, levou o filho Samuel, de 6 anos, para conhecer a peça que conta a história de um casamento ambientado na fictícia cidade de São Tibério do Sul, com fortes elementos da cultura gaúcha. No dia anterior a cerimônia, um empregado da fazenda do pai da noiva arma um plano para conquistá-la antes do casório, o que provoca uma reviravolta inesperada.

“Adoro teatro e sempre procuro atividades culturais no site da prefeitura para levar o meu filho. Nós divertimos muito com esse espetáculo”, afirmou Sandra, que aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de realizar o evento gratuito na praça.

Produzida pela empresa ‘Em Cartaz Empreendimentos Culturais’, a Caravana Timbre de Galo é fruto do Prêmio Myriam Muniz, conquistado no final de 2011, concedido pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), vinculada ao Ministério da Cultura, que, no total, inclui 16 apresentações e oito oficinas de teatro.

Ao longo de nove anos os atores que compõem este grupo participaram de vários espetáculos, festivais e oficinas, rodando mais de um milhão de quilômetros em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Atingindo um público estimado de 400 mil pessoas, o grupo de artistas trabalhou junto no projeto Viramundos (entre 2000 e 2008). Dentre os espetáculos que montaram destacam-se “O Ferreiro e a Morte” (2000), “O Parturião” (2002), “Timbre de Galo” (2004), “Fantoches” (2005) e “Till Eulenspiegel” (2007).