Universitários farão estágio no CAPS de Maricá

Universitários com a equipe e usuários do CAPS de Maricá

O trabalho desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maricá será preparatório na formação de novos profissionais na área de saúde. A partir do segundo semestre deste ano, os alunos do curso de Técnicas de Enfermagem da Universidade Severino Sombra (USS), do campus Maricá, irão estagiar no CAPS, programa da prefeitura que atende 350 pessoas com transtorno mental.

Esta semana, 15 alunos da turma do curso Técnico em Enfermagem da USS, acompanhados da professora de Saúde Mental Eloisa Siqueira, visitaram o CAPS de Maricá. Eles participaram da oficina de música e conheceram histórias de usuários que passaram anos internados em clínicas psiquiátricas e hoje são reintegrados à sociedade.

É o exemplo de José Costa dos Santos, de 54 anos, que passou por diversas internações e faz o tratamento no CAPS há um ano. Segundo a diretora geral do CAPS, Camilla Silva, ele era músico e tocava em bares e restaurantes antes de começar a ter transtornos mentais. No encontro, ele tocou diversas músicas no violão e foi acompanhado pelos universitários.

Além do estágio para técnicos de enfermagem, também está em fase de implantação no CAPS o treinamento para estudantes do curso de psicologia da Universidade Universo, de São Gonçalo.

O Centro de Atenção Psicossocial funciona na Rua Clímaco Pereira, 241, no Centro. Uma equipe interdisciplinar (formada por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, além de oficineiros) atende cerca de 350 pessoas maiores de 18 anos. O programa da Secretaria de Saúde atua em parceria com as secretarias municipais de Esportes, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos.