Pré-conferência de Cultura em Itaipuaçu - Foto: Katito Carvalho

A Lona Cultural de Itaipuaçu recebeu nesta quarta-feira (26/09) a primeira Pré-conferência Municipal de Cultura. Trata-se da etapa preparatória para a III Conferência Municipal de Cultura de Maricá que acontece nos dias 30 e 31/10 na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá.

Realizado pela Secretaria de Cultura, a primeira Pré-conferência, que contou com a participação de 150 credenciados, entre artistas e moradores do bairro, teve como objetivo formular propostas dentro de quatro eixos temáticos (Valorização e Regularização de Artistas, Descentralização das Atividades Culturais, Diretrizes de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural), além de eleger seus delegados (veja aqui).

“O ponto mais importante das pré-conferencias é dar voz a sociedade civil para que ela possa entender a sua participação dentro do processo de construção do Plano Municipal de Cultura e dos projetos que podem ser encaminhados ao legislativo com o intuito de atender os trabalhadores da cultura, os consumidores da cultura e os investidores da cultura na nossa cidade”, acrescentou Andrea Cunha, secretária de Cultura.

“Acompanho as rodas culturais da cidade e acho incrível o que acontece nelas e precisamos levar isso para toda sociedade, afinal a arte não tem dono e para mim essa é a visão que um delegado precisa ter para nos representar na Conferência Municipal de Cultura”, disse Fabiana Sanmartini, de 51 anos, moradora de Itaipuaçu.

“O importante de ser um delegado é que ele vai poder votar pelas propostas, além de ter a responsabilidade de propor um Plano Municipal de Cultura dentro das temáticas discutidas nas pré-conferencias”, destacou o ator e mímico Rogerio de Azevedo Brum, de 51 anos, morador de São José do ImbassÍ e mediador de uma das rodas de discussão da pré-conferencia de Itaipuaçu.

Para ser um candidato a delegado basta ter mais de 16 anos e participar ao menos de uma das pré-conferências. As próximas acontecerão nas seguintes datas e locais: 02/10, na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas, Inoã; 09/10, na E.M. Lúcio Tomé Ferreira, em Cordeirinho; e 16/09, na Lona Cultural da Barra. Sempre às quartas-feiras, no mesmo horário, das 17h as 21h, sendo que o credenciamento deve ser realizado das 17h as 18h.