Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), lançou nesta segunda-feira (23/05), na Unidade de Saúde da Família de Bambuí, o Programa Socioambiental Sanear Saúde. A iniciativa tem por objetivo a manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de saúde da cidade, além de promover ações contínuas de integração entre saneamento básico e saúde, transformando os agentes comunitários em multiplicadores.

O lançamento do programa contou com uma palestra sob o tema “Saneamento Básico e Saúde”, que buscou discutir junto aos oito agentes comunitários presentes, a importância de promover a saúde humana, de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Esse mesmo trabalho será realizado em todas as unidades de saúde do município.

Durante a solenidade, a diretora de Relações Institucionais, Simone Costa, destacou a importância dos agentes comunitários de saúde e como eles podem ajudar a Sanemar a obter informações referentes às características sociossanitárias dos domicílios de Maricá.

“Não adianta entrar na casa das pessoas e não modificar a vida dessas pessoas. Precisamos trabalhar as políticas de saneamento para termos uma saúde de qualidade e, saúde de qualidade não é tratar a doença, mas sim evitar que essas doenças se manifestem. Iniciativas de saneamento são investimentos de longo prazo e a Sanemar já deu o primeiro passo levando para as comunidades mais necessitadas programas voltados para o tratamento de esgoto até que Maricá tenha uma rede de esgotamento eficiente”, disse Simone.

“Quando um agente visita uma residência ele precisa falar com essa família sobre a importância de lavar bem as mãos, de armazenar de forma correta o lixo, de não descartar o óleo de cozinha na pia, entre outras ações importantes na prevenção de doenças e preservação do meio ambiente. E, o devido preenchimento da Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial feito pelos agentes, será capaz de nos dar informações reais dessas famílias”, frisou Simone.

Já o diretor de Programa Socioambiental, Horácio Figueiredo, pediu aos agentes que sejam detalhistas no preenchimento da Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial.

“Precisamos que os agentes sejam comprometidos com o preenchimento deste cadastro. Com as informações devidamente coletadas, a Sanemar vai conhecer melhor cada região de Maricá e com isso pensar soluções para a necessidade dessas comunidades”, pediu o diretor.

Para Ana Paula Dias, agente comunitária há cerca de um ano e seis meses, o Programa Sanear Saúde será um divisor de águas no relacionamento com o munícipe.

“É muito importante esse tipo de atuação, pois conseguimos conscientizar nossos cadastrados que por muitas vezes não tem acesso à informação de como se prevenir de doenças e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. A partir de agora, quando estivermos visitando um munícipe, nosso olhar será diferenciado. Às vezes ficamos muito focados na identificação de alguma doença e não pensamos em verificar se a residência possui o sistema de fossa, filtro e sumidouro, por exemplo. Isso antes passava despercebido, mas agora vamos ficar atentos a essa e outras questões”, garantiu a agente.

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here