Audiência pública em Maricá apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico

Intuito da audiência foi apresentar uma versão preliminar do plano, elaborado após uma sequência de consultas à população em todos os bairros

Cerca de 225 pessoas compareceram, na noite desta quinta-feira (22/05), à casa de festas Palladon, no Flamengo, para participar da audiência pública que apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro foi organizado pela Secretaria Adjunta de Saneamento de Maricá, em parceria com a Conen Infraestrutura Urbana, empresa responsável pela elaboração do plano. O intuito da audiência foi apresentar uma versão preliminar do plano, elaborado após uma sequência de consultas à população em todos os bairros, além de tirar dúvidas sobre as questões apresentadas.

A secretária municipal adjunta de Saneamento, Luciana Andrade, convocou a população a participar com mais sugestões e reafirmou o empenho do prefeito Washington Quaquá na implementação do plano. “Sem a intervenção do prefeito isso que estamos realizando não seria possível. Assim como ele garantiu, o plano está sendo feito com recursos próprios", afirmou. "Mas é bom ressaltar que não se trata de um plano da prefeitura, mas de toda a população. Estamos abertos para receber a participação de todos”, frisou a secretária, reforçando que as sugestões podem ser dadas até o dia 3 de junho e que cópias do documento continuam disponíveis para consulta da população em prédios públicos, como a sede da Prefeitura, a Câmara dos Vereadores, a Casa Digital, o CRAS de São José de Imbassaí, a Central de Atendimento ao Cidadão de Itaipuaçu e as escolas municipais Darcy Ribeiro (Inoã) e Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra), além do site oficial.

O engenheiro Ernani Costa, da Conen, fez uma ampla explanação sobre o plano de saneamento, mostrando as metas estabelecidas e projeções para os próximos anos através dos estudos realizados. Entre outros pontos, o documento mostra que o consumo de água potável em Maricá deve chegar a 206 litros por habitante em 2019, com uma cobertura de abastecimento perto de 99% da cidade nesse período.

Em relação ao esgoto, a previsão é que a coleta chegue a 90% em quatro anos, com tratamento em torno de 70%. Segundo o estudo, a população de Maricá deve passar dos 260 mil habitantes nos próximos quatro anos. “Apresentamos mais de 50 planos como esse em todo o país, mas em bem poucas vi uma participação como a desta noite, com a casa cheia assim”, afirmou Ernani Costa.