Plano Municipal de Saneamento Básico terá audiência pública no dia 21 de maio

O plano é um importante instrumento de planejamento municipal que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços de saneamento básico

A Prefeitura de Maricá realiza nesta quinta-feira (21/5) uma audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento ocorrerá a partir das 18 horas na casa de festas Palladon (Rua Dilson Antonio Legentil, 1), no Flamengo.

O plano é um importante instrumento de planejamento municipal que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Desde outubro de 2014, um grupo técnico de estudo – com representantes do Executivo, Legislativo, órgãos ambientais, sociedade civil, Subcomitê da Bacia Lagunar de Maricá, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) –, em parceria com a empresa de consultoria Conen, traça um diagnóstico do município, verificando o sistema atual e propondo soluções para o plano.

“Toda a sociedade deve participar deste debate, pois é uma das ações mais importantes em andamento hoje no município. Sem saneamento, não há desenvolvimento”, salientou a secretária municipal adjunta de Saneamento, Luciana Andrade.

Uma cópia do documento está disponível para consulta da população em prédios públicos, como a sede da Prefeitura, a Câmara dos Vereadores, a Casa Digital, o CRAS de São José de Imbassaí, a Central de Atendimento ao Cidadão de Itaipuaçu e as escolas municipais Darcy Ribeiro (Inoã) e Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra), além do site oficial.