Representantes de diferentes matrizes religiosas participam da cerimônia de assinatura do Convênio de Regularização de Templos Religiosos na Arena Flamengo

Cerca de duzentas pessoas, representantes de diferentes matrizes religiosas participaram nesta segunda-feira, (25/11), da cerimônia de assinatura do Convênio de Regularização de Templos Religiosos. A solenidade, realizada na Arena Flamengo, foi o marco de uma demanda histórica dessas matrizes pela regularização de suas atividades. O processo de legalização agora pode ser feito direto junto à Coordenadoria de Assuntos Religiosos da Prefeitura de Maricá.

Para o babalorixá Antônio Jonas Chagas, o Pai Liminha, a regularização é de suma importância para todas as religiões, não só para as matrizes africanas. “Existem cerca de 300 terreiros na cidade, mas nem todos são regulares. Muitos deles não têm condições de ser legais em associações e cartórios, e por isso o dia de hoje se torna importante, é o mesmo processo para as outras religiões, é por todos”, explicou.

“É um momento histórico para todos nós, o fato de a gente reconhecer que o papel das religiões é fundamental para estruturar os pilares de uma sociedade”, comentou Oliver Costa Goiano, responsável pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos. Ainda segundo ele, basta agora os representantes dos locais de liturgia procurarem a Coordenadoria para que seja dado início ao processo de regularização.

A pastora evangélica Líbia Ferreira também enalteceu o evento, reconhecendo o avanço do município ao se tornar um local cada vez mais democrático. “Nós nunca tivemos essa representatividade em lugar nenhum. É uma grande oportunidade de todos se tornarem legais e funcionar sem problemas. A Prefeitura de Maricá está de parabéns, trazendo cada vez mais melhorias para a população”, disse.