A 3ª Mostra do Filme Marginal chega a Maricá pela primeira vez e vai exibir filmes de produtoras independentes de sexta a domingo (04/10 a 06/10) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) em diversos horários.

São produções ditas “marginais” por estarem fora do grande circuito e que, a partir do evento, encontram espaço para apresentar o resultado de seu trabalho cinematográfico ao público.

Nessa terceira edição – a primeira foi realizada no Rio, a segunda em Salvador – o município terá uma listagem de filmes com um panorama especial das mais variadas estéticas e temáticas, tendo em comum conteúdo crítico e reflexivo sobre questões sociais, numa mostra que vem se consolidando por sua qualidade audiovisual. “Trata-se de um evento que vem ao encontro de nossa política de inclusão cultural e que agrega conteúdo”, diz Andréa Cunha, secretária de Cultura.

A programação inclui documentários impactantes como “LAMA: O Crime Vale no Brasil.  A tragédia de Brumadinho”. Produção de 2019, o documentário de 77 minutos descreve a tragédia do desabamento de uma barragem de rejeitos na cidade mineira, que deixou mais de 200 mortos e um rastro de destruição. A direção é de Carlos Pronzato e Richardson Pontone.

Para a coordenadora de Audiovisual da secretaria, Mariana Figueiredo, a mostra é uma oportunidade única de as pessoas terem contato com filmes produzidos em favelas e periferias. “E que, apesar de estarem fora da grande indústria, têm seu valor”, completa.

Serviço

Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
3° Mostra do Filme Marginal – Panorama Maricá
De sexta a domingo (4 a 6 de outubro)
O endereço é Rodovia Amaral Peixoto s/n, Km 27,5 – Mumbuca
Para saber mais e acessar a programação completa:
http://mostradofilmemarginal.com/
O evento é gratuito / Consulte a classificação dos filmes

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here