Palestra sobre plantas comestíveis - Foto: Divulgação

Numa parceria das secretarias de Cultura, Educação e Agricultura Pecuária e Pesca, o especialista em Jardins Comestíveis Não Convencionais, Heitor Giuliano, dará uma palestra sobre o assunto na quinta-feira (19/09) a partir das 15h, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra. Haverá ainda distribuição de mudas de árvores frutíferas, chá de capim limão e uma degustação de carne de jaca.

Com foco nas propriedades alimentícias e medicinais das plantas e as formas de introduzi-las no dia a dia, a explanação encerra na lona uma série de visitas realizadas este mês em unidades escolares do município: E.M. Guaratiba, em Guaratiba; E.M. Cônego Batalha, em Itapeba; e E.M. Marisa Letícia Lula da Silva, em Chácara de Inoã. “As escolas que possuem as três melhores hortas da cidade”, esclarece Giuliano.

O objetivo com esse trabalho, segundo ele, é divulgar a biodiversidade brasileira e “construir nossa soberania alimentar, preservando as árvores frutíferas ameaçadas de extinção principalmente da Mata Atlântica e estimulando a educação alimentar”, ressalta.

Giuliano explica que a mudança de hábito na criança é mais fácil de acontecer, “em adulto é mais complicado, mas como se trata de plantas muito resistentes e de cultivo simples, também não se configura tarefa impossível”, até porque muitas substituem remédios, como é o caso da erva baleeira, “omeprazol natural sem efeitos colaterais”, e o açafrão da terra, por exemplo, bom para controle do colesterol, da diabetes e até como antidepressivo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here