Plantio de mudas na Fazenda Toulon, no Silvado - Foto: Elsson Campos

No próximo dia 21/09 (sábado) é comemorado o Dia da Árvore e a Secretaria de Cidade Sustentável está preparando uma sequência de atividades. No ‘Dia D’, em parceria com o projeto Circuito Ecológico, será realizado um plantio simbólico na praia de Ponta Negra que comemora a marca de mais de 30 mil mudas introduzidas em todo o município de Maricá.

Nesta segunda-feira (16/09) começou o plantio de cinco mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica em parceria com o Projeto “Replantando Vida”, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), na Fazenda Toulon, no Silvado. A atividade acontece até a próxima quinta-feira (19/09).

As mudas serão de 30 espécies Mata Atlântica, como o ipê (Tabebuia), cedro rosa (Cedrela fissilis), ingá branco (Inga edulis), guapuruvu (Schizolobium parahyba), maricá (Mimosa bimucronata), embaúba (Cecropia pachystachya) e aroeira (Myracrodruon urundeuva).

“Desde o início do projeto, em 2018, foram plantadas mais 10 mil mudas e pode ser observada uma cobertura florestal na região”, disse o subsecretário de Cidade Sustentável, Guilherme di Cesar, referindo-se à área recuperada na fazenda.

Também na quinta-feira, alunos da Escola Municipal Brasilina Coutinho, do Silvado, irão participar de uma atividade de educação ambiental no reflorestamento da Fazenda, onde irão aprender ainda mais sobre a importância das árvores.

Já na sexta-feira (20/09) é dia do projeto Maricá+Verde, também da Secretaria de Cidade Sustentável, distribuir mudas de plantas nativas pela cidade. A equipe estaciona na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a partir das 9h30, com mudas de Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus) e amarelo (Tabebuia alba) e Pau Ferro (Libidibia ferrea).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here