Inaugurada Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, entregou nesta quinta-feira (09/05) à população a nova “Casa do Idoso Mais Feliz” de Itaipuaçu. Localizada na Rua General Emir (antiga Rua 10), o espaço tem como objetivo promover o bem estar e a qualidade de vida dos idosos da região, além de estimular a socialização, convivência, interação e a prática de atividades físicas com supervisão de profissionais qualificados.

De acordo com a pasta, estima-se que mais de 500 usuários se beneficiarão dessa que é a 4º Casa do Idoso de Maricá, que conta ainda com mais 14 polos espalhados pelo município. Entre as atividades e serviços oferecidos na unidade de Itaipuaçu estão: alongamento, ginástica, hidroginástica, yoga, fisioterapia, nutricionista, psicólogo, massoterapia, pilates, dança de salão, dança do ventre, artesanato, pintura em tecidos e muitos outros.

Durante a cerimônia de entrega o prefeito Fabiano Horta garantiu que é desejo da Prefeitura continuar trabalhando para atender o maior número possível de idosos. “Queremos ver essa casa que é linda, funcional e estruturada viva, com muitas atividades, muita mente funcionando, muito movimento e muita alegria. Aqui precisa ser um lugar de encontro, do estar e do pertencimento”, pediu Fabiano. “Aqui nós pensamos políticas para construir a melhoria da vida daqueles que trabalharam a vida inteira e que merecem, por isso, o reconhecimento”, frisou o prefeito.

Para Lezirée Figueiredo, secretária de Políticas para a Terceira Idade, é sempre uma alegria e um dever poder oferecer serviços de qualidade. “Assim como nas outras casas e também nos nossos polos a equipe que irá atender os usuários da Casa do Idoso de Itaipuaçu é treinada e capacitada para oferecer um serviço humanizado. Nosso maior objetivo com esse investimento, que diferente da outra casa essa é própria, é propiciar para os nossos assistidos o bem estar e a qualidade de vida que a melhor idade merece. O sentimento hoje é de felicidade e de gratidão”, disse Lezirée.

Praticante das atividades oferecidas pela pasta há quase 5 anos, a aposentada Sileia Lopes da Silva, de 69 anos, elogiou o novo espaço. “A casa é muito bem estruturada, inclusive agora vou começar a fazer alongamento e hidroginástica”, contou Sileia, que já frequenta as aulas de bordado. “Consigo até tirar um dinheiro vendendo minhas peças”, afirmou.

Já Argentino Ferreira da Silva, de 77 anos, destacou a importância dos serviços oferecidos. “Estou há um ano participando desse projeto e atualmente faço fisioterapia e alongamento”, contou. “Posso garantir que se todos os idosos tivessem o mesmo tratamento que temos aqui estariam verdadeiramente bem assistidos e felizes, assim como eu estou. Recentemente fiz uma cirurgia no cérebro e para mim as atividades daqui são essenciais”, frisou Argentino.

Para se cadastrar e usufruir de toda a estrutura oferecida no programa da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade é preciso ter mais de 50 anos, sendo necessário apresentar originais e copias da identidade, CPF e atestado médico (para atividades físicas), duas foto (3X4) e comprovante de residência.

A Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu funciona de segunda a sexta-feira das 7h as 16h e todas as atividades são gratuitas. Mais informações pelo telefone 2638-8120.