Festa do Trabalhador teve bolo de quatro metros para comemorar a data em Maricá - Foto: Clarildo Menezes

As comemorações pelo 1º de maio mereceram grande destaque em Maricá. A Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho, organizou a ‘Festa do Trabalhador’, evento que reuniu milhares de pessoas que puderam aproveitar os serviços disponibilizados pelas secretarias municipais e animou adultos e crianças com shows, feira de artesanato local e atividades na Praça Orlando de Barros Pimentel.

Ao todo foram mais de 12 horas de atividades abertas com um ato ecumênico realizado pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos e um bolo de quatro metros de comprimento, um aulão de zumba que atraiu dezenas e pessoas e foram encerradas com um show do cantor Diogo Nogueira, que cantou seus sucessos e encantou os fãs presentes. “A expectativa foi superada e nós ficamos felizes em ver os moradores do município comemorando o Dia do Trabalhador, embora eu considere o dia do trabalhador todos os dias”, disse o secretário de Trabalho, Frank Costa.

A Secretaria de Saúde esteve com tenda de imunização, que disponibilizou vacinas de Febre Amarela, Influenza (vacina da gripe) para o público prioritário, Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, e Meningo C e HPV para o público jovem, além de teste rápido de Hepatite B, C, HIV e Sífilis, de glicose e pressão e do Odontomóvel – o ônibus adaptado de odontologia que realiza serviços de obturação, extração simples e avaliações para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica no Boqueirão.

“Todo ano participo, pois acho super importante esses serviços disponíveis para a população. Aqui consigo fazer tudo. Acabei de fazer o teste rápido e graças a Deus estava tudo certo, a prefeitura está de parabéns”, elogiou Marilda Rosa, de 47 anos, moradora do Piquete que foi acompanhada do marido Leonardo Negreiros, de 37 anos e dos filhos Matheus, de 7 anos e Neto, de 10 anos. Romilda Silva, 26 anos, foi com o marido Carlos Henrique Câmara, de 27 anos, e os filhos Emanuela Silva, 12, Keyrryson Silva, 9, Aida, de 4 anos e Aila, de 2 anos, para curtir a manhã de atividades. “Vim trazer as crianças para se divertir e eles brincaram muito. O que a Prefeitura faz aqui, não é em todo lugar que a gente encontra. Lá no Maranhão, onde morava, não tinha nada disso para a população”, elogiou Romilda.

Casamentos gratuitos também puderam ser agilizados. A tenda de Assistência Social estava recebendo os pedidos de casamento no civil com isenção de taxa. Foi através dessa iniciativa que o casal Maria da Penha do Nascimento, de 37 anos, e Maria da Conceição da Silva, de 29 anos, pode realizar o sonho de se casar perante a lei. “Como a gente não tem condição de pagar e já tinha o sonho de casar, aproveitamos para vir aqui hoje. A oportunidade que Maricá dá, não são todos os lugares que dão. Cada um tem que realizar seus sonhos e aqui a cidade deu essa oportunidade para a gente, agradeço muito”, disse a moradora do Mumbuca.

Na tenda da Secretaria do Trabalho foram oferecidos os serviços de agendamento para emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e cadastro de empregos. O mesmo serviço pode ser encontrado na Rua Carlos Rangel, 51, Centro, de segunda a sexta-feira, mas foi um dos locais mais concorridos do evento de 1º de Maio. “Hoje tivemos bastante procura e muitos elogios ao que o governo tem feito pelas pessoas nesse sentido. Estamos à disposição para quem precise de algum serviço”, disse Lauro Grafanassi, coordenador do Sine Maricá.

Andrew Quintanilha, de 21 anos, estava na praça vendendo algodão doce. O jovem, que faz serviços de entregador sempre procura um jeito de ganhar dinheiro. Um dos contemplados pelo programa Passaporte Universitário, que ofertou 1.241 bolsas de graduação em faculdades particulares a moradores da cidade, faz de tudo um pouco. “Os eventos da Prefeitura nos dão oportunidade de trabalhar e aqui a gente vê um crescimento com diversos projetos. Isso é bem interessante, porque disponibiliza um meio para nós, trabalhadores informais, de ganharmos dinheiro”, contou o jovem.

Fechando o dia de festa, o cantor Diogo Nogueira subiu ao palco às 20h e animou quem estava na Praça. “Tenho parentes aqui e a minha tia avisou no grupo da família que teria o show. Nunca vi o show do Diogo e vim porque gosto de samba, estou adorando”, disse a moradora de Niterói, Michela Gagliano, acompanhada do namorado Marcelo Luiz de Souza, de 49 anos. Diogo Nogueira elogiou a iniciativa. “A Prefeitura de Maricá tem um cuidado que deveria ser obrigatório em qualquer lugar desse país, eu tiro o chapéu e aplaudo, porque está fazendo pela cidade, pelo povo e só assim a gente pode mudar a realidade do nosso país”, concluiu o músico.

Nesta sexta-feira (03/05) tem mais. A ‘Festa do Trabalhador’ será levada para a Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu com atividades das secretarias, diversão para as crianças e show para os adultos, à partir das 16h.

Dia 3 – Praça do Ferreirinha, Itaipuaçu:

16h – Atividades com as secretarias

16h30 – Palhaço / Mágico Zé Farinha