Iluminação pública na orla da cidade - Foto: Clarildo Menezes

Modernização de equipamentos, novas instalações em ruas e até na rodovia, com mais qualidade de vida e segurança para a população. As ações implementadas pela Secretaria de Iluminação Pública em toda a cidade podem ser traduzidas em números superlativos.

De acordo com a pasta, só em 2018 foram realizadas 37.966 manutenções no chamado Parque de Iluminação Pública – 3.242 operações a mais do que em 2017, quando as equipes realizaram mais de 34 mil intervenções. Para se ter uma noção do que isso representa dentro dos 362 km² de área do município, a cidade tinha instalados em 2009 em torno de 15 mil pontos de iluminação pública. No fim de 2016 o número já era de 32.343 e hoje, esse total já chega a 37.500 pontos. 

A atuação da pasta se dá tanto na implantação de novos pontos de luz – como ocorreu, por exemplo, em vários trechos contínuos da RJ-106 dentro do município – em praças e outros espaços públicos revitalizados, bem como na manutenção de pontos pré-existentes. Neste caso, o esforço da secretaria aparece na troca de equipamentos antigos instalados sem a devida preocupação com a ação do tempo, em especial da maresia. A oxidação de hastes e bocais acelerada por esse processo sempre foi uma das causas principais de manutenção. 

Outros exemplos recentes de espaços que ganharam modernização e nova iluminação pública são as orlas de Araçatiba, Zé Garoto (Boqueirão) e a orla das Amendoeiras, em São José do Imbassaí.

“Temos trabalhado bastante nestes últimos meses e a nossa prioridade é auxiliar na segurança através da iluminação pública. Vamos implantar lâmpadas de LED em cerca de 20% da iluminação do Parque, o que vai nos ajudar também a diminuir o custo do consumo de energia elétrica”, explicou o secretário Adelso Pereira, lembrando também do novo campus do Instituto Federal Fluminense, em Ubatiba, recém inaugurado, do estacionamento do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e da substituição das luminárias nas estradas de Ponta Negra e do Caxito. “Vamos iluminar toda a estrada que dá acesso ao IFF também, dando mais segurança aos futuros alunos do Polo e aos moradores do entorno também”, acrescentou Adelso.

Para este ano, a secretaria planeja implantar seis mil novos pontos de luminárias de Led, fazer o recadastramento de todo o Parque de Iluminação Pública através da implantação de controle com QR code, completar a iluminação em toda a extensão da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) dentro do município – até a entrada do Flamengo – com 540 postes e 1.500 luminárias de led, além de 200 postes de 12 metros de altura e 400 luminárias de led de 300 watts, totalizando 5,5 quilômetros de Iluminação Pública nas orlas de Itaipuaçu, Marine (São José do Imbassaí) e Ponta Negra.

A secretaria ainda disponibiliza canais diretos com o morador, onde são recebidas as solicitações para manutenção da iluminação. Estão disponíveis para a população os telefones 08000239633 e 2636-7141. A pasta recebe, por mês, 3.500 demandas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here