Banda Cult apresenta clássicos dos sambistas - Foto: Paulo Torres

O espetáculo “Uma Mangueira na Vila” com clássicos de Cartola e Noel Rosa, dois dos maiores sambistas da história da música brasileira, emocionou o público presente no Cineteatro Henfil, no Centro, na última quinta-feira (31/01). A homenagem, iniciativa do projeto Sala Cult, da Secretaria de Cultura, apresentou canções inesquecíveis de ambos compositores como, por exemplo, “As Rosas Não Falam” e “Com Que Roupa”. A Banda Cult contou com vários convidados especiais, entre eles, o violonista Leandro Júnior e os cantores Anacleto Colatino, Helenita Terrezzo e Mirene Alves, todos artistas de Maricá.

“É sempre muita responsabilidade homenagear Cartola e Noel Rosa, dois bambas do samba carioca e esse show é ainda mais especial, pois estão participando os bambas de Maricá. Nossos convidados de hoje são ouros da cidade! Anacleto Colatino, Helenita Terrezzo e Mirene Alves são grandes seresteiros e carregam o verdadeiro legado musical dessa cidade”, disse Dalva Alves, coordenadora de Música da Secretaria de Cultura, além de vocalista da Banda Cult.

Na avaliação de Elizabeth Sequeira, de 56 anos, moradora do Bananal, os espetáculos do Henfil são sempre imperdíveis. “Adoro os shows apresentados aqui e principalmente adoro a Banda Cult. Sempre que posso venho, compartilho na rede social e chamo todo mudo”, contou Elizabeth enquanto aguardava na fila para entrar no Cineteatro.

Já as professoras Márcia Maia, de 53 anos, moradora de Itaipuaçu, e Fátima Coutinho, de 65 anos, moradora de São José do Imbassaí, além da diversão o espetáculo serviria ainda como atividade complementar para a Faculdade de Geografia que ambas estão cursando. “Adoro Noel e Cartola, então quando eu soube do show de hoje me programei pra vir. Inclusive porque vale horas campo para minha graduação”, ressaltou Márcia. “Noel Rosa é maravilhoso, mas Cartola é minha paixão. Conheço todas as músicas”, garantiu Fátima.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem prestada ao cantor convidado, Anacleto Colatino, de 93 anos, que recebeu uma placa honrosa das mãos da secretária de Cultura Andréa Cunha.

“É muito bom esse incentivo aos artistas da cidade. Esse é um movimento muito importante para a população e para nós músicos. Eu sou um dinossauro do samba e estou honrado com esse convite e com essa homenagem. Maricá é uma cidade maravilhosa e o sentimento hoje é de muita felicidade”, afirmou Anacleto Colatino.

Ainda de acordo com Dalva Alves as duas próximas edições do Sala Cult, fevereiro e março, já estão definidas. “Como no fim de fevereiro estaremos perto do Carnaval o Sala Cult vai trazer para o Henfil uma “Roda de Samba Cult”, faremos no palco como são feitas as rodas de sambas nos bares a noite e teremos vários convidados da cidade que já cantam samba”, revelou Dalva. “E, em março, faremos o espetáculo “A Viagem do Menino Deus”, no qual, vamos homenagear o grupo Roupa Nova e a banda Cor do Som”, adiantou em primeira mão.