Idosos participam da abertura da nova casa - Foto: Fernando Uchôa

Usuários da Casa do Idoso Mais Feliz de Santa Paula receberam um presente na última segunda-feira (21/01): uma casa maior, mais arejada, piscina , churrasqueira e área externa que receberá uma cobertura de 72 metros quadrados para atividades ao ar livre. A nova casa está situada à Rua E, nº 867, dentro do Setor B do Condomínio Santa Paula, no bairro de mesmo nome.

Um farto café da manhã foi servido, depois de serem dadas informações sobre o funcionamento da nova casa e felicitações pelos serviços oferecidos. “Procuramos oferecer qualidade de vida aos nossos idosos. Esta é uma das melhores casas do condomínio, com recepção, sala de estar, uma enfermaria, duas salas de fisioterapia, banheiros e espaço externo, que estão sendo reformados para maior conforto aos nossos usuários e funcionários”, comentou a coordenadora Carmem Helena do Carmo.

O vereador Tatai lembrou do início das atividades da Casa da Terceira Idade. “Naquela época, as dificuldades para o idoso eram muito maiores. Hoje, o governo municipal tem investido maciçamente na melhor idade: são quatro casas e oito núcleos para atender a terceira idade, com atividades físicas e sociais, orientação jurídica e outros serviços. O espaço será também agendado para eventos sociais dos usuários, como casamentos, aniversários e outros, com limite de convidados”, adiantou. A secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo, a coordenadora da unidade Centro, Pâmela Curvello, além de dezenas de usuários e convidados também estiveram presentes no evento.

Maria José Marinho, 83 anos, viúva, cinco filhos, cinco netos e cinco bisnetos, frequenta a Casa há um ano. “Moro perto daqui, então venho diariamente para fazer  hidroginástica, dança sênior, dança criativa e serviços como cabeleireiro e outros. Faço propaganda da Casa em todo canto que vou”, completa.

Ilda Alves Soares, 80 anos, duas filhas e dois netos, comemorou seu aniversário no dia e declarou que aproveita de tudo que a Casa oferece. “Uma maravilha. Além das atividades, aqui fazemos boas amizades”, adiantou.

A usuária Roberta Almeida de Mattos, 46 anos, recebeu autorização especial para frequentar a Casa (a regra é a partir de 50 anos), para tratamento especial com o terapeuta holístico Cláudio Motta, 58 anos. “Devido a uma extrema baixa estima, cheguei a andar de muletas. Hoje, me coloco até como voluntária para ajudar meus colegas”, disse Roberta.

Silvia Regina Ramos, 64, frequenta a Casa há sete anos. Viúva, com quatro filhos, nove netos e sete bisnetos, ela faz diversas atividades. “Durante o ano, não perco um dia de aula de hidroginástica, alongamento, dança sênior, patch aplique, mosaico ou costura. Isso aqui é tudo de bom”, enfatiza.

O casal Ralfa dos Santos, 61, e Luzia Olga dos Santos, 54, são os mais novos usuários da Casa, e foram à inauguração para conhecer a instituição. “Gostamos do que vimos e voltaremos esta semana ainda, para cadastro e agendamento de atividades”, contou Ralfa.