Secretário Leonardo Alves falou sobre os projetos a serem implantados no município - Foto: Katito Carvalho

O Cineteatro Henfil, no Centro, recebeu nesta terça-feira (13/11) o módulo 2, sob o tema Cidade, da 3º e última edição de 2018 do projeto Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania. Com aproximadamente três horas de duração, o curso, iniciativa da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, foi dividido em duas aulas. A primeira, ministrada pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves, que apresentou aos participantes os projetos e as políticas da Prefeitura. Já a segunda aula, ministrada por um representante da Secretaria de Obras abordou os projetos e obras realizadas pelo atual governo municipal.

“O curso de hoje oferece aos inscritos um panorama maior sobre os grandes projetos da cidade. Todos sairão daqui sabendo o que está acontecendo no município e o que já está planejado para acontecer em termos de infraestrutura e essas pessoas saem daqui como multiplicadoras dessas informações”, avaliou Rita Rocha, secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, acrescentando ainda que o projeto vem recebendo inscrições, inclusive, de pessoas de outros municípios.

“A ideia aqui é apresentar para a população, sociedade civil e gestores públicos quais os principais projetos e as politicas públicas a serem implantadas no município”, afirmou o secretário Leonardo Alves. “São vários os projetos voltados, por exemplo, para infraestrutura, área social, área ambiental. Nosso intuito é que até 2020 nós consigamos apresentar para a população, em dados estruturantes, qual é a real realização do município e quais são as melhorias de infraestrutura em beneficio da população de Maricá”, explicou.

A professora Fabiana Nogueira, de 34 anos, moradora do Caxito, contou que soube do curso através do site da prefeitura e que se interessou devido a possibilidade de absorver conhecimento. “Conhecimento nunca é demais e, além disso, as horas do curso também servem como horas de atividades complementares para a minha faculdade”, contou Fabiana. “Muitos assuntos que eu vi no primeiro modulo me deram uma visão mais ampla sobre questões do cotidiano e hoje a expectativa com o modulo Cidadania é a melhor possível”, garantiu a professora.

Já técnica de Edificação Bruna Dionísio, de 22 anos, também moradora do Caxito, contou que essa era a sua primeira aula do curso interdisciplinar. “Não pude participar do primeiro módulo, mas quando soube do segundo me inscrevi imediatamente”, relatou Bruna. “É muito importante conhecer os projetos que estão sendo realizados na cidade e não tenho dúvidas de que tudo o que eu aprender aqui hoje será muito útil para minha profissão”, frisou.

Ainda segundo Rita Rocha, o 3º módulo, sob o tema Cidadania, está agendado para o mês de dezembro e contempla uma aula teórica, também no Cineteatro Henfil, e uma aula prática a ser realizada em uma fazenda no bairro do Espraiado. “Em dezembro encerramos a última edição do curso interdisciplinar deste ano e no início de 2019 começaremos a divulgar a próxima edição”, adiantou a secretaria.