Aniversário de 36 anos do CEM Joana Benedicta - Foto: Clarildo Menezes

O Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, comemorou nesta terça-feira (13/11), seu aniversário de 36 anos. O CEM foi fundado em 12 de dezembro de 1982 e recebeu antigos diretores, professores e ex-alunos que hoje são destaque na cidade pelas profissões que escolheram. Dentre eles, estavam a primeira diretora, Heloiza Boechat; a secretária de Saúde, Simone da Costa e Diego Zeidan, secretário de Economia Solidária. A atual diretora, Maria Vanda da Silva também foi aluna do CEM, há 18 anos é gestora escolar e hoje está à frente do Joana, que atualmente tem 1.700 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Aproveitando a comemoração pelo aniversário da escola, os alunos realizaram a abertura do projeto Africanidade, que marca o Dia da Consciência Negra (20/11). A Banda da CEM Joana Benedicta Rangel se apresentou com a música de abertura “Parabéns para Você” especialmente para a data. Também estiveram no repertório ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e ‘Vem me ajudar’ do The Fevers. As alunas também realizaram danças com a música “Ginga”, da cantora Iza e os alunos fizeram um número de capoeira.

A primeira diretora do CEM, Heloiza Boechat contou a alegria em estar presente numa data tão especial para a escola. “Fiquei durante três anos aqui no Joana e, logo após, fui indicada para ser secretária de Educação, a partir da indicação dos pais de alunos que conheciam meu trabalho de perto. Aqui tenho a realização de tudo o que um dia plantamos e germinou, dando muitos frutos como a minha própria filha que estudou aqui e hoje é médica, trabalhando com pesquisas em Miami. O CEM é como uma água cristalina que continuamos a ver jorrando e formando alunos que um dia se tornarão excelentes profissionais, assim como muitos que passaram por aqui”, disse.

A secretária de Educação Adriana Luiza da Costa contou a alegria em poder participar ativamente das evoluções do CEM. “Aqui eu vejo uma história reunida com todos estes profissionais que marcaram a vida dos alunos e fico feliz em saber que a direção se preocupa em manter em evidência a excelente educação prestada aqui. Iremos passar por uma mudança estrutural que irá trazer muito mais conforto e qualidade ao ensino prestado aqui e só temos a agradecer todos esses anos fazendo o Joana uma referência em ensino público de qualidade”, elogiou.

Os atuais secretários de Saúde e Economia Solidária, Simone da Costa e Diego Zeidan, falaram saudosos sobre a época que foram alunos do Joana. “Eu estudei aqui de 1983 a 1985 e me formei em pedagogia, pois na época era o que praticamente todo mundo fazia, mas a área da saúde sempre foi meu sonho e acabei cursando medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Adorei rever meus antigos professores e diretores aqui. Acho que na vida todo mundo tem uma escola do coração e posso dizer que esta aqui é a minha”, disse Simone.

Diego, por sua vez, confirmou que a escola Joana realmente deixa marcas nas vidas dos alunos. “Meu pai (Washington Quaquá) estudou aqui, foi um dos fundadores do grêmio estudantil e eu terminei meus estudos aqui também. Consegui trazer, através do Projeto Mumbuca Futuro o ensino de empreendedorismo para os alunos e estou procurando sempre colocar as atividades que eles fazem, em evidência. Recentemente pintamos as paredes da rampa da escola, o que fez com que os alunos se sentissem empoderados, pertencentes à escola, sabendo também que eles podem sim mudar o cenário do local onde vivem”, concluiu.

A diretora Maria Vanda agradeceu a presença dos homenageados e aproveitou para agradecer o empenho dos professores que trabalharam para que o Projeto Africanidade fosse apresentado para tantas pessoas importantes e que já passaram pelo CEM.

“Promover este encontro é reviver a memória do Joana e a gente tem como objetivo isso, reunir quem já passou por aqui e nunca vai esquecer o que viveu. Aqui tenho como objetivo resgatar também os valores básicos do convívio como o respeito ao próximo, promovendo a inclusão e acredito que estamos conseguindo. Temos excelentes professores aqui que desempenham muito bem este papel e tenho certeza de que o futuro nos trará alunos com excelência, como muitos que já passaram por aqui demonstraram ser em suas profissões escolhidas. O CEM Joana Benedicta Rangel faz parte da história da cidade e é gratificante estar à frente dessa escola hoje”, concluiu Vanda.