Espetáculo "Cidade Sorriso" apresentado na EM Brasilina Coutinho, no Silvado - Foto: Marcos Fabricio

Os alunos da Escola Municipal Brasilina Coutinho, no bairro Silvado, se encantaram com os palhaços Doril e Flora durante a apresentação da peça “Cidade Sorriso”, realizada no pátio da unidade na tarde desta quinta-feira (09/08). A peça faz parte do 40º Festival de Teatro Estadual da FETAERJ, que acontece na cidade até o dia 12/08, numa parceria com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura.

Com influências do circo clássico e contemporâneo, o espetáculo contou com a participação direta dos alunos, que, de forma lúdica, dinâmica e interativa, ajudaram a dupla de amigos em suas aventuras e confusões. A história gira em torno do palhaço Doril que perde o seu nariz vermelho e, com isso, fica triste e acaba perdendo o seu sorriso. Desesperado, ele, com sua parceira Flora, parte à procura da Cidade do Sorriso, onde acreditam que irão encontrar o objeto. Nessa busca, os atores estimulam a imaginação do público a encontrar extraterrestres, a viajarem pelo mar num barco improvisado numa barraca de praia, até descobrirem que o nariz de palhaço e sua correspondente alegria, estão no coração de Doril.

Fernando Dias (Doril) e Flora (Sarah Christina Carvalho) são os atores e diretores da peça, que é exibida há quatro anos de norte a sul do país, inclusive para comunidades ribeirinhas no Pará. Inspirado em filmes de Charles Chaplin e Federico Fellini (Clowns), nos seriados “Chaves” e “Os Trapalhões”, da televisão, o espetáculo utiliza recursos acrobáticos em cena e é uma homenagem ao circo, a seus palhaços, trapezistas, malabaristas e mágicos.

O ator falou sobre a importância da peça para o desenvolvimento da criança. “Cada vez mais cedo, estamos conectados o tempo todo à tecnologia. Por isso, considero fundamental valorizar mensagens de amor, alegria e fé”, destacou Fernando. Para a atriz, a história estimula a formação de plateia. “É essencial que, desde cedo, as crianças sejam estimuladas a irem ao teatro, se encantarem, a sonharem, participarem e a interagirem”, declarou Sarah.

A diretora geral da unidade, Helena Rios, acrescentou que atividades culturais contribuem para a formação do indivíduo e proporcionam ao aluno um prazer extra de estar na escola. “Eles aprendem valores de cidadania. E nosso propósito é ir além, organizando atividades como redação e desenho artístico sobre o que eles entenderam da peça”, explicou a diretora. A escola atende 105 alunos em tempo integral do maternal ao 5º ano.

O aluno do 4º ano Wallace Castro, de 9 anos, gostou muito da apresentação. “Eu entendi que é importante ter amigos e cuidar deles com carinho”. O aluno do 5º ano Lorran Ramos, de 10 anos, também gostou do espetáculo por ser alegre e interativo. “Gostei muito porque tem palhaços que são bem divertidos, tem música, brincadeiras. A gente participa. Muito legal”, concluiu o aluno.