Maricá em Cena no Cineteatro Henfil - Foto: Fernando Silva

O fim de semana (30/06 e 01/07) foi de apresentações de encerramento das oficinas de teatro para crianças no Cineteatro Henfil. Duas turmas, uma com 14 e a outra com 17 alunos, encenaram uma adaptação da peça “Tempo Quente na Floresta Azul”, da Companhia Orígenes Lessa.

O projeto faz parte do Maricá em Cena, que é um pacote cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura com o apoio da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ). “A experiência foi maravilhosa e gratificante. Todo conhecimento que transmitimos durante quatro meses sobre técnica, cuidado com o espetáculo como um todo e sobre improvisar, é visto nesta hora. Tentamos passar a mensagem de que unidos somos fortes, e isso é o teatro, sem a união nada acontece”, destacou a professora Angela Dantas.

Mãe da aluna Jéssica Figueiredo, de 6 anos, Raquel Sampaio, de 35 anos, falou sobre a iniciativa. “Este é um projeto maravilhoso, uma oportunidade muito grande não só de desenvolvimento, mas também de companheirismo entre toda a equipe. Estou muito feliz em ver Maricá apoiando as iniciativas sociais e culturais, já estamos ansiosas para a próxima inscrição”, contou.

Para a aluna Jéssica, a experiência foi muito divertida. “Foi a minha primeira vez no teatro, mas já tinha me apresentado no balé. Gostei de tudo”, disse.

De acordo com a secretária de Cultura Andréa Cunha, a prefeitura está desenvolvendo um projeto de criação de lonas culturais em Itaipuaçu, Ponta Negra e Barra de Maricá para atividades desse tipo. “Estamos iniciando as obras em Itaipuaçu e logo vamos partir para Ponta Negra. As três virão e isso vai se ampliar”, contou.

Para a secretária, o teatro e as linguagens artísticas ajudam a transformar a realidade da população. “Este tipo de atividade estimula a criatividade, o cognitivo, o desenvolvimento e o aprendizado. É uma formação muito importante, que queremos levar para pontos mais afastados do centro, como os condomínios do Minha Casa Minha Vida”, pontuou.

O Maricá em Cena conta com oficinas de teatro para crianças de 6 a 12 anos, adolescentes a partir dos 13 anos e adultos. Além disso, o projeto também desenvolve a ocupação do espaço do Cineteatro Henfil para espetáculos e atividades de palhaçaria no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

A inscrição para novas turmas de teatro começa a partir do dia 15/07, e vai até terminarem as vagas.