Festival de Orquídeas na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto: Fernando Silva

Orquídeas, bromélias, samambaias, cactos e palmeiras foram algumas das espécies de plantas que fizeram parte da 7ª edição da Exposição de Orquídeas e plantas ornamentais. O evento aconteceu neste feriadão na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e teve como novidade um stand específico de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc’s) como Urtigas, Beldroegão, Ora-pro-Nóbis, Coentro do Mato, entre outras espécies que são utilizadas na alimentação. A exposição faz parte do projeto Maricá Mostra e Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

A proposta de Heitor Juliano, pesquisador do assunto e que trouxe a novidade para a feira, é incentivar a criação de jardims comestíveis não convencionais em residências, Nos quais seriam cultivadas as chamadas plantas nutracêuticas, que contêm propriedades nutricionais e farmacêuticas simultaneamente. “Minha intenção com isso é dar soberania alimentar para as pessoas, divulgar a biodiversidade que muitos não conhecem. Podem pisar na comida sem saber o que é, pois a planta tem muito mais valor alimentício do que, por exemplo, uma alface cheia de agrotóxico que ela vai comprar no sacolão”, afirmou.

Embora a greve dos caminhoneiros, que paralisou o Brasil na semana passada, tenha dificultado a logística para a realização do evento, o proprietário do Orquidário Imperial e organizador da exposição, Rodrigo Aragão, contou que foram necessárias algumas adaptações para garantir a execução da feira.

“Encolhemos a exposição um pouquinho, em mais ou menos 20%. Mas mesmo com essa dificuldade nós procuramos mantê-la porque o evento já faz parte do calendário da cidade, e por ser uma injeção de ânimo que a população precisa num momento que a gente vive. Porém, Maricá consegue mostrar ir isso com alegria, com força, com natureza, perfumes, cores e formatos diferenciados”, disse Rodrigo.

Representando a Secretaria de Cultura, Roseli Pelegrino destacou a variedade do público presente na exposição. “A acessibilidade aqui é fantástica e é visível a quantidade do público idoso que frequenta, além de termos acesso a  cadeirantes. O sucesso da feira é sempre incrível”, comemorou.

A professora Nádia Maria de Alcântara, de 60 anos, aproveitou o feriado para conferir as variedades de plantas existentes e falou sobre sua paixão por orquídeas. “Tenho esse prazer em estar aqui porque não levo só uma orquídea para casa, mas sim o aprendizado de como cuidá-la, e isso para mim é de suma importância”, declarou, revelando que aprecia outros tipos de plantas como as samambaias, antúrios e cactos. “Tenho uma coleção de cactos bem intensa e grande, mas de uma forma geral, as plantas mexem muito comigo”, afirmou.

A Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais aconteceu durante o feriadão de Corpus Christi, das 9h às 22h e contou com oficinas gratuitas de cultivo. Os visitantes puderam conferir ainda plantas como bonsais, suculentas, rosas do Deserto, folhagens, laranja, limão, pimenta e muitas outras espécies.