Rita Rocha entregou títulos de propriedade e apresentou o projeto Endereço Certo - Foto: Katito Carvalho

Um misto de emoção e alegria tomou conta das 31 famílias que vivem na comunidade do Quarentinha – antiga linha férrea na Mumbuca – na noite desta quinta-feira (05/04). Juntamente ao lançamento do “Programa Endereço Certo”, a Prefeitura de Maricá entregou os títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos de propriedade) aos seus respectivos beneficiários. A cerimônia, realizada na sede do Ipiranga Malha Clube, contou com a presença da secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, do secretário de Comunicações, Ciência e Tecnologia, Sérgio Mesquita e demais autoridades municipais.

“Hoje além da entrega dos títulos nós estamos realizando o lançamento do Programa Endereço Certo, que tem como objetivo a consagração desse trabalho que, além de conceder o titulo de posse realiza o ordenamento das comunidades contempladas, permitindo que os moradores tenham seus respectivos endereços com nome de rua e número correto da residência”, explicou Rita Rocha. “Nós vamos colocar nas fachadas das casas desses moradores plaquinhas identificando o endereço correto que antes não existia”, completou. “Inclusive, no próximo dia 10 de abril esse projeto também estará na comunidade do Mutirão, em São José do Imbassaí”, adiantou.

Ainda segundo Rita Rocha, a entrega de títulos de propriedade do Quarentinha é a finalização de um processo reiniciado em julho de 2017, quando a Secretaria de Habitação foi criada. “Esse foi um dos processos prioritários com a criação da pasta, lembrando que essa é uma área antiga que pertencia ao Governo Federal e que foi cedida para o município, sendo possível, a partir dessa cessão, dar continuidade ao processo de regularização fundiária”, lembrou a secretária.

“Estou muito feliz pelo dia de hoje. Nada paga a alegria que estou sentindo por receber esse título de posse”, comemorou a dona de casa Maria Bastos, de 59 anos, moradora do Quarentinha há sete anos. “Antes eu evitava investir, melhorar a minha casa devido a incerteza do que poderia acontecer no futuro, mas agora fico tranquila em realizar qualquer melhoramento ou reformar minha casa”, disse Maria que mora na residência com a filha e a  neta.

Já a pensionista Carmen Fachine, de 51 anos, que já havia tentado, durante a compra do terreno, a regularização, porém sem sucesso, o documento é sinônimo de tranquilidade. “Eu comprei o terreno para os meus pais que já moram no local há um ano e agora fico muito tranquila referente a minha aquisição, pois com a documentação do terreno sei que os meus pais ficarão sossegados”, afirmou. “Desde o início foi tudo muito transparente e muito bem explicada. A equipe da Prefeitura está de parabéns”, elogiou Carmem.

Além da entrega dos títulos, a secretária também realizou homenagens para os “amigos do endereço certo” (pessoas ou moradores que de alguma forma contribuíram para a realização das reuniões que antecederam a finalização do processo). Entre os homenageados estavam um dos moradores mais antigos, o motorista Valdelino José, de 63 anos, conhecido como Quarentinha, apelido que deu nome a respectiva localidade. E, Plínio José de Melo, de 90 anos, fundador do Ipiranga Malha Clube, sede onde as reuniões foram realizadas. “Esse é um reconhecimento a pessoas queridas que nos ajudaram durante essa caminhada”, disse a secretaria Rita Rocha.